Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10011
Título: EFEITOS CITOGENÉTICOS, BIOQUÍMICOS, MORFOLÓGICOS E ANATÔMICOS DA APLICAÇÃO DE LODO DE ESGOTO HIGIENIZADO EM Carica papaya L.
Autor(es): BONOMO, M. M.
Orientador: MATSUMOTO, S. T.
Coorientador: COSTA, A. F. S.
Palavras-chave: Palavras-chave: mamão
Allium cepa
estresse oxidativo
cres
Data do documento: 14-Fev-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: BONOMO, M. M., EFEITOS CITOGENÉTICOS, BIOQUÍMICOS, MORFOLÓGICOS E ANATÔMICOS DA APLICAÇÃO DE LODO DE ESGOTO HIGIENIZADO EM Carica papaya L.
Resumo: RESUMO A aplicação de lodo de esgoto na agricultura é uma prática crescente em muitos países devido a seus inúmeros benefícios para o solo e para as plantas, representando uma alternativa de disposição final prática e proveitosa para o resíduo. A utilização do lodo contribui no ciclo bioquímico dos nutrientes minerais e serve como fonte de matéria orgânica, micro e macro-nutrientes para o solo e para a cultura, promovendo um estímulo no crescimento da planta, principalmente de espécies de alta exigência nutricional. Porém, é de extrema importância que seja realizado o monitoramento dos efeitos do resíduo sobre os organismos expostos, considerando a presença de contaminantes e seu potencial tóxico para o ambiente. O objetivo deste trabalho foi avaliar as respostas biológicas da aplicação agrícola de doses crescentes de lodo de esgoto higienizado, por meio da integração destas com análises químicas, visando elucidar os benefícios e potenciais riscos da utilização deste resíduo. Para isso, foram realizadas avaliações morfológicas, anatômicas, fisiológicas e bioquímicas em Carica papaya, em adição a análises citogenéticas por meio do teste de Allium cepa. Os teores nutricionais observados nas análises químicas corroboram o potencial de utilização do lodo de esgoto higienizado como insumo agrícola, bem como os baixos níveis dos contaminantes analisados fazem com que o resíduo esteja dentro dos padrões exigidos pela legislação. Por outro lado, as análises dos efeitos citogenéticos observados em A. cepa e bioquímicos complementam os resultados observados na avaliação de crescimento de C. papaya para a confirmação de que a dosagem a ser aplicada no solo deve visar o suprimento das necessidades nutricionais da planta, porém sem causar danos e exigências metabólicas mais severas. Palavras-chave: mamão, Allium cepa, estresse oxidativo, crescimento vegetal, anatomia vegetal, resíduo sólido.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10011
Aparece nas coleções:PPGBV - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_7844_Dissertação Marina Marques Bonomo.pdf1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.