Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10017
Título: ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DE SEMENTES DE MAMOEIROS (Carica papaya L.) INFECTADOS COM Papaya ringspot virus E Papaya meleira virus.
Autor(es): SALGADO, R. P. P.
Orientador: FERNANDES, P. M. B.
Palavras-chave: Palavras-chave: Transmissão viral via sementes
Papaya melei
Data do documento: 25-Fev-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SALGADO, R. P. P., ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DE SEMENTES DE MAMOEIROS (Carica papaya L.) INFECTADOS COM Papaya ringspot virus E Papaya meleira virus.
Resumo: RESUMO O mamoeiro (Carica papaya L.) é uma frutífera muito importante para o Estado do Espírito Santo, sendo este o segundo maior produtor e o maior exportador brasileiro de mamão. No entanto, as doenças meleira do mamoeiro e mosaico do mamoeiro, causadas respectivamente pelos vírus Papaya meleira virus (PMeV) e Papaya ringspot virus-P (PRSV-P), representam os principais fatores limitantes da produção. Quanto às sementes de C. papaya, estas são classificadas como intermediárias quanto à tolerância a dessecação, o tecido de reserva é constituído pelo endosperma e possui uma germinação assincrônica devido à presença de inibidores na região da sarcotesta. Sabe-se que a transmissão viral por sementes é uma via muito importante para a disseminação do PMeV em C. papaya cv. Maradol, já o PRSV-P não é tipicamente transmitido por esta via. Este trabalho objetiva avaliar a interferência dos referidos vírus (PMeV e PRSV-P) na germinação de sementes oriundas de plantas de C. papaya cv. Golden infectadas. Verificou-se que o vírus PMeV desencadeia redução na biomassa de sementes, na taxa de germinação, crescimento e biomassa das plantas, além de danificar a estrutura da superfície embrionária. Por sua vez, o vírus PRSV-P demonstrou não comprometer nenhum dos parâmetros avaliados. Conclui-se que o vírus PMeV compromete a formação e o desenvolvimento das sementes, já o vírus PRSV-P não acarreta nenhum prejuízo como verificado em PMeV. Palavras-chave: Transmissão viral via sementes, Papaya meleira virus, Papaya ringspot virus-P, germinação e desenvolvimento vegetal, microscopia de força atômica
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10017
Aparece nas coleções:PPGBV - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_8952_Dissertação Completa Raquel P. P. Salgado.pdf3.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.