Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10018
Título: EFEITO DE ÁCIDOS HÚMICOS PROVENIENTES DO LODO DE ESGOTO, SOLO DE MANGUEZAL E VERMICOMPOSTO EM Zea mays L.
Autor(es): BARCELOS, M. E. F.
Orientador: MATSUMOTO, S. T.
Coorientador: DOBBS, L. B.
Palavras-chave: Termos para indexação: Zea mays L

crescimento vegetal
lod
Data do documento: 26-Fev-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: BARCELOS, M. E. F., EFEITO DE ÁCIDOS HÚMICOS PROVENIENTES DO LODO DE ESGOTO, SOLO DE MANGUEZAL E VERMICOMPOSTO EM Zea mays L.
Resumo: RESUMO O Húmico desempenha um papel importante na a fertilidade e estrutura dos solos. O lodo pode ser utilizado com biofertilizante e contribuir na redução dos custos dos agricultores com adubos fosfatados e nitrogenados, e incrementar a acumulação de nutrientes no solo. Os ácidos húmicos (AH) isolados de vermicomposto aumentam a capacidade de troca catiônica do solo e a liberação de nutrientes para as plantas, promovendo o crescimento vegetal. O objetivo deste trabalho foi avaliar as respostas fisiológicas, anatômicas e bioquímicas de plantas de Zea mays L. tratadas ou não com AH extraído de lodo de esgoto, ecossistema manguezal e vermicomposto, avaliando se a origem do AH influencia na sua bioatividade. Os resultados obtidos demonstram que respostas significativas no crescimento inicial, teor pigmentos fotossintéticos e densidade estomática foram obtidas em plantas tratadas com a concentração de 1 mMC L-1 AHLE, sendo que tal estímulo não foi detectado na atividade hidrolítica das bombas de H+ de membrama plasmática (P-H+-ATPase). Termos para indexação: Zea mays L., crescimento vegetal, lodo de esgoto, vermicomposto.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10018
Aparece nas coleções:PPGBV - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_9012_DISSERTAÇÃO MONIQUE.pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.