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Título: Infraestrutura portuária, memória e vida urbana : Porto de Vitória (Brasil)
Autor(es): Sorte, Nathália Spala
Orientador: Campos, Martha Machado
Palavras-chave: Intervenção arquitetônica
Data do documento: 30-Ago-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SORTE, Nathália Spala. Infraestrutura portuária, memória e vida urbana: o Porto de Vitória (Brasil). 2016. 151, [7] f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Artes.
Resumo: As mudanças no transporte marítimo e os avanços tecnológicos fizeram com que as instalações portuárias passassem por profundas alterações, não só na forma física, mas sobretudo na relação com a cidade, principalmente com as suas áreas centrais e históricas. Esta dissertação aborda o estudo das relações entre a cidade contemporânea e suas frentes de água e os conflitos oriundos desta interação. Tem como objetivo compreender a problemática acerca das intervenções urbanas em áreas portuárias desativadas e situadas no centro das cidades, com ênfase nos conflitos relativos ao morador e às memórias de cada localidade. Nesse propósito, procede ao estudo da cidade pós-moderna, com ênfase nas intervenções urbanas em áreas portuárias; à análise dos conflitos gerados nas intervenções urbanas relacionados à museificação das cidades, ao turismo e ao papel do morador nesse processo; à revisão das experiências de reestruturação de áreas portuárias no Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre, explorando as suas particularidades e os seus reversos; a uma abordagem histórica da implantação e evolução do Porto de Vitória, e à atualização dessa discussão para a cidade de Vitória, por meio de abordagem do papel dos atores sociais no debate local. Conclui que a problemática relativa ao Porto de Vitória e à perspectiva de reestruturá-lo no futuro somente se elucidará quando o setor portuário e a cidade se alinharem no entendimento da utilização e da preservação desse patrimônio presente no centro da cidade de Vitória.
Changes in sea transport and technological advances have made port facilities go through profound changes, not only in physical form, but above all in relation to the city, especially with its central and historic areas. This dissertation deals with the study of the relationship between the contemporary city and its waterfronts and conflicts arising from this interaction. The purpose is understand the problem about urban interventions in disabled port areas and situated in the city center, with an emphasis on conflict for the resident and the memories of each location. In this purpose proceed the study of post-modern city, with an emphasis on urban interventions in port areas; analysis of conflicts generated in urban interventions related to museification cities, tourism and the role of the resident in this process; review of restructuring experiences of port areas in Rio de Janeiro, Recife and Porto Alegre, exploring its features and its reverse; a historical approach to the implementation and development of Porto de Vitória; and the update of this discussion to the city of Vitória, by addressing the role of social actors in local debate. It is concluded that the problems relating to the Porto de Vitória and its restructuring perspective in the future only if elucidate when the port sector and the city align the understanding of the use and preservation of this heritage present in the center of Vitória.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10046
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