Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10052
Título: DEGRADAÇÃO POR VIBRAÇÃO EM ALVENARIA DE TIJOLO CERÂMICO O IMPACTO DO TRÁFEGO VIÁRIO NO SÍTIO HISTÓRICO DE SANTA LEOPOLDINA - E.S.
Autor(es): DORNELAS, A. M. F.
Orientador: ALMEIDA, R. H.
Data do documento: 24-Mar-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: DORNELAS, A. M. F., DEGRADAÇÃO POR VIBRAÇÃO EM ALVENARIA DE TIJOLO CERÂMICO O IMPACTO DO TRÁFEGO VIÁRIO NO SÍTIO HISTÓRICO DE SANTA LEOPOLDINA - E.S.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo a investigação da deterioração de edifícios históricos construídos em alvenaria de tijolo cerâmico, decorrente de fissuração e sua correlação com o impacto de vibrações mecânicas geradas por tráfego viário. Apresenta como objeto o Sítio Histórico de Santa Leopoldina, protegido por tombamento (1983) e localizado em região centro serrana, interior do estado do Espírito Santo. A área de estudo compreende segmento da Rodovia ES-080 (Rodovia José Sette), na cidade de Santa Leopoldina denominada Avenida Prefeito Hélio Rocha e Avenida Presidente Vargas. Essa, eixo estruturante do sítio histórico (onde se concentra a maior parte dos edifícios protegidos), é corredor de passagem de intenso tráfego diário de veículos de grande porte. Em conjunto, a pesquisa se realiza por meio de métodos científicos, adotando abordagem histórica, conceitual, empírica e experimental, de âmbito qualitativo e quantitativo, direcionada à avaliação do impacto do fluxo viário em alvenarias de tijolo cerâmico na forma de vibração. Para tanto, observa a origem do tráfego; verifica índices limites de resistência de vibração, para cada sistema construtivo; e propõe recomendações para redução da circulação de veículos, principalmente os de maior peso. Conclui, com a indicação de medidas direcionadas ao controle e à diminuição do tráfego viário; e de procedimentos técnicos adequados à salvaguarda dos edifícios, preservando o sistema construtivo original. Palavras chaves: Tráfego viário. Vibração. Alvenaria de tijolo. Sítio histórico.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10052
Aparece nas coleções:PPGAU - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_10876_Angélica Dornelas.pdf12.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.