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http://repositorio.ufes.br/handle/10/10052
Título: | Degradação por vibração em alvenaria de tijolo cerâmico : o impacto do tráfego viário no Sítio Histórico de Santa Leopoldina-ES |
Autor(es): | Dornelas, Angélica Maria Fonseca |
Orientador: | Almeida, Renata Hermanny de |
Palavras-chave: | Tráfego viário Alvenaria de tijolo Sítio histórico |
Data do documento: | 24-Mar-2017 |
Editor: | Universidade Federal do Espírito Santo |
Citação: | DORNELAS, Angélica Maria Fonseca. Degradação por vibração em alvenaria de tijolo cerâmico: o impacto do tráfego viário no Sítio Histórico de Santa Leopoldina-ES. 2017. 179 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Artes. |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo a investigação da deterioração de edifícios históricos construídos em alvenaria de tijolo cerâmico, decorrente de fissuração e sua correlação com o impacto de vibrações mecânicas geradas por tráfego viário. Apresenta como objeto o Sítio Histórico de Santa Leopoldina, protegido por tombamento (1983) e localizado em região centro serrana, interior do estado do Espírito Santo. A área de estudo compreende segmento da Rodovia ES-080 (Rodovia José Sette), na cidade de Santa Leopoldina denominada Avenida Prefeito Hélio Rocha e Avenida Presidente Vargas. Essa, eixo estruturante do sítio histórico (onde se concentra a maior parte dos edifícios protegidos), é corredor de passagem de intenso tráfego diário de veículos de grande porte. Em conjunto, a pesquisa se realiza por meio de métodos científicos, adotando abordagem histórica, conceitual, empírica e experimental, de âmbito qualitativo e quantitativo, direcionada à avaliação do impacto do fluxo viário em alvenarias de tijolo cerâmico na forma de vibração. Para tanto, observa a origem do tráfego; verifica índices limites de resistência de vibração, para cada sistema construtivo; e propõe recomendações para redução da circulação de veículos, principalmente os de maior peso. Conclui, com a indicação de medidas direcionadas ao controle e à diminuição do tráfego viário; e de procedimentos técnicos adequados à salvaguarda dos edifícios, preservando o sistema construtivo original. The objective of this work is to investigate the deterioration of historic buildings built in ceramic brick masonry, due to cracking and its correlation with the impact of mechanical vibrations generated by road traffic. It presents as object the Historical Site of Santa Leopoldina, protected by tipping (1983) and located in central mountain region, interior of the state of Espírito Santo. The study area comprises a segment of the Road ES-080 (Road José Sette), in the Santa Leopoldina city, known as Avenue Prefeito Hélio Rocha and Avenue Presidente Vargas. This, structuring axis of the historical site (where most protected buildings are concentrated) is a passageway of intense daily traffic of large vehicles. Jointly, the research is carried out by means of scientific methods, adopting a historical, conceptual, empirical and experimental approach, with a qualitative and quantitative scope, directed to the evaluation of the impact of the road flow in brick masonry in the form of vibration. To do so, it observes the origin of the traffic; checks for vibration resistance limits, for each construction system; and proposes recommendations to reduce the circulation of vehicles, especially those of greater weight. Concludes with the indication of measures directed to the control and the reduction of the traffic; and technical procedures adequate to the safeguard of the buildings, preserving the original constructive system. |
URI: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/10052 |
Aparece nas coleções: | PPGAU - Dissertações de mestrado |
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