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Título: Sete dias de brincadeiras: a criança e seu brincar na educação infantil
Autor(es): PALMEIRA, J. S.
Orientador: SENATORE, R. C. M.
Data do documento: 28-Mai-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: PALMEIRA, J. S., Sete dias de brincadeiras: a criança e seu brincar na educação infantil
Resumo: As crianças e o brincar são assuntos muito debatidos no contexto escolar, principalmente no âmbito da Educação Infantil, sendo o brincar uma temática que faz parte da vida da criança. Este trabalho objetivou realizar um estudo sobre a criança e o seu brincar na Educação Infantil, bem como compreender a importância e a relação do brincar no desenvolvimento da criança. A pesquisa apoiou-se no referencial teórico de Jean Piaget. Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo. Para a coleta de dados adotou-se a metodologia filmagem em uma Unidade Pré Escolar Municipal (UPEM) no município de Conceição da Barra. A reflexão e discussão das filmagens foram feitas com base, além de Piaget, nos referenciais teóricos que abordam o tema brincar, entre eles Kamii e Kishimoto. Por meio das filmagens realizadas a partir criança, foi possível perceber e refletir sobre as características do seu desenvolvimento que se fazem presentes no brincar, como os jogos, o seu comportamento e a sua linguagem. As ações e falas das crianças nas cenas descritas foram a base para o processo de análise e reflexão deste trabalho. As filmagens mostraram como as crianças brincam, revelando também as relações que estabelecem entre si, possibilitando refletir sobre a importância de se conhecer a criança e suas etapas de desenvolvimento na Educação Infantil, sendo lá a base determinante para o seu futuro desenvolvimento, nos aspectos intelectual, social e afetivo. Notou-se que filmar a criança no espaço do parque foi de grande importância, e contribuiu para se alcançar o objetivo proposto nesta pesquisa, pois apesar de ainda serem controladas e disciplinadas em alguns momentos, é o local em que as crianças ainda têm mais liberdade para brincar e se expressar, visto que na sala de aula, a maior parte do tempo é direcionado para o processo de ensino-aprendizagem e realização de atividades. O estudo evidenciou que o brincar é um fator primordial para promover o desenvolvimento da criança, pois permite a mesma, se expressar, pensar e criar de forma livre e de acordo com suas necessidades. Palavras-chave: Educação Infantil. Crianças. Brincar.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10143
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