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Título: Reis em devoção, o Ticumbi de Conceição da Barra : ritual, memória e tradição
Autor(es): Nascimento, Aline Meireles do
Orientador: Guimarães, Aissa Afonso
Data do documento: 29-Jun-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O Ticumbi é uma prática cultural encontrada no Norte do Estado do Espírito Santo, nas cidades de Conceição da Barra e Itaúnas. Essa prática é um patrimônio cultural que tem por devoção São Benedito e que remonta à época da escravidão. Esse trabalho buscou o aprofundamento dos aspectos composicionais estéticos do Ticumbi de Conceição da Barra, do Mestre Tertolino Balbino, especialmente da música do ritual: as narrativas de protesto e os cantos de louvação. Buscou-se também a análise da memória e da ancestralidade, constituintes da tradição da prática cultural do referido grupo, integralmente composto por pessoas negras. O ritual é, aqui, analisado como uma construção híbrida que incorpora elementos da religiosidade da cultura ibérica, devido a devoção a São Benedito, mesclados a referências à África, através de inúmeros aspectos que se manifestam na corporeidade da manifestação. A construção desse trabalho se tornou possível através da investigação em campo da prática cultural em suas etapas: o ensaio geral, o cortejo do dia 31 de dezembro e a apresentação em frente à Igreja de São Benedito. Neste trabalho, busco a compreensão da rede de significados elaborados na construção das memórias e das questões ligadas à tradição cultural, a qual afirma o Ticumbi como um importante patrimônio cultural imaterial, edificado pelos sujeitos das comunidades quilombolas do Sapê do Norte.
Ticumbi is a cultural practice found in the north of the State of Espírito Santo, in the cities of Conceição da Barra and Itaúnas. This practice is a cultural heritage that has devotion to Saint Benedict and goes back to the time of the slavery. This work aimed at understanding the aesthetic compositional aspects of the Ticumbi of Conceição da Barra, of Master Tertolino Balbino, especially the music of the ritual: the narratives of protest and the songs of praise. The analysis of memory and ancestry, constituent of the tradition of the cultural practice of the said group, integrally composed of black people, was also objectified. The ritual is here analyzed as a hybrid construction that incorporates elements of the religiosity of the Iberian culture (the devotion to Saint Benedict), mixed with references to Africa, perceived in many aspects that are manifested in the corporeality of manifestation. The construction of this work was made possible by the field research of cultural practice in its stages: the general rehearsal, the 31 December procession and the presentation in front of the Church of St. Benedict. In this work, I aimed to understand the network of meanings elaborated in the construction of memories and issues related to the cultural tradition, which affirms the Ticumbi as an important intangible cultural heritage, built by the quilombola communities of Sapê do Norte.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10147
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