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Título: A poética do teatro urgente : no eixo do teatro pós-dramático
Autor(es): Silva, Marcelo Ferreira da
Orientador: Bezerra, Angela Maria Grando
Data do documento: 29-Jun-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SILVA, M. F., A POÉTICA DO TEATRO URGENTE: no eixo do teatro pós-dramático
Resumo: A pesquisa inaugura uma reflexão sobre a Poética do Teatro Urgente, revelando sua genealogia, dimensões conceituais e referências assimiladas principalmente das artes visuais e audiovisuais num procedimento que se aproxima do teatro pós-dramático, conceito formulado pelo dramaturgo e teórico alemão Hans-Thies Lehmann ao se referir aos processos cênicos multifacetados que caracterizaram o teatro dos anos 70 aos 90 do séc. XX. Essas proposições cênicas situam-se entre linguagens como artes plásticas, música, dança, cinema, vídeo, performance e novas mídias. Apresento como estudo de caso uma incursão aos bastidores e às estratégias de montagem das obras Um Corpo que Cai (2014) e Crash, Ensaio sobre a Falência (2015), do repertório do Teatro Urgente, que foram selecionadas devido à diversidade de soluções estéticas que as inserem na composição de um teatro performativo cujo cerne se daria no corpo do ator
The research develops a reflection abut the Teatro Urgente’s poetics, revealing its genealogy, conceptual dimensions and references assimilated mainly of the visual and audiovisual arts in a procedure that approaches to the theater postdramatic, concept formulated by the German playwright and theorist HansThies Lehmann referring to the multifaceted scenic processes that characterized the theater from the 1970s to the 90s of the 19th century. XX. These scenic propositions are situated between languages such as plastic arts, music, dance, cinema, video, performance and new media. I present as a case study a raid throught the backstage and the assembling strategies of the works Um Corpo que Cai (One Body That Falls) (2014) and Crash, Ensaio sobre a Falência (Crash, Essay on Bankruptcy) (2015), of the Teatro Urgente’s repertoire, which were selected due to the diversity of aesthetic solutions that insert them in the composition of a performative theater whose core would be in the body of the actor
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10148
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