Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10152
Título: O CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS POR ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR: QUAIS FATORES ESTÃO ASSOCIADOS A ESSA PRÁTICA?
Autor(es): JUSTO, J. M.
Orientador: ALVES, E. P.
Palavras-chave: Consumo de substâncias psicoativas
Melhoria dos resultados
Data do documento: 28-Jun-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: JUSTO, J. M., O CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS POR ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR: QUAIS FATORES ESTÃO ASSOCIADOS A ESSA PRÁTICA?
Resumo: Este trabalho problematiza o uso de substâncias psicoativas por estudantes do ensino superior, sejam, ou não, legalmente permitas, sejam,ou não, prescritas por profissionais de saúde. O objetivo central do estudo é discutir quais os aspectos intra e extraescolares que interferem direta ou indiretamente na adesão à prática. Para isso,essa pesquisa assume natureza qualitativa, de caráter exploratório e com características de estudo de caso. Para a coleta de dados,foram aplicadosquestionários com perguntas abertas e fechadas e realizadas entrevistas semiestruturadas. O campo empírico para a execução da pesquisa foi o Ifescampus Cachoeiro de Itapemirim, os sujeitos do estudo foram os acadêmicos matriculados na modalidade presencial nos cursos de Engenharia de Minas, Engenharia Mecânica, Sistemas de Informação e licenciatura em Matemática. Como balizamento teórico para essa questão, recorremos aos conceitos e teses defendidos por Norbert Elias, para que,por meio deles, pudéssemos propor uma abordagem crítica a respeito do uso de substâncias psicoativas por estudantes do ensino superior que esperam, com essa prática, obter melhores resultados acadêmicos. Ao final deste estudo foi possível indicar que o uso de substâncias psicoativas para fins de melhoria do desempenho escolar é uma prática comum no âmbito acadêmico e que as pressões sofridas pelos estudantes, sejam elas relativas aos processos pedagógicos e/ou avaliativos presentes no cotidiano universitário, sejam elas causadas pelo modelo de sociedade em que vivemos essa baseada na premissa de que a satisfação pessoal está intimamente ligada ao reconhecimento social, que só é factível por meio da melhoria da performance, são os principais aspectos que induzem o universitário do Ifescampus Cachoeiro de Itapemirim a recorrer ao uso de drogas psicotrópicas.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10152
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_12480_Dissertação Finalizada I justo.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.