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Título: Proposta de roteiro estratégico para implantação de teletrabalho em organizações públicas: um estudo de caso no Ministério Público do Trabalho
Autor(es): Heringer, Valério Soares
Orientador: Coelho Júnior, Thalmo de Paiva
Data do documento: 28-Dez-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: HERINGER, Valério Soares. Proposta de roteiro estratégico para implantação de teletrabalho em organizações públicas: um estudo de caso no Ministério Público do Trabalho. 2017. 179 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Vitória, 2017.
Resumo: Teletrabalho é uma forma de atividade laboral desenvolvida em local diverso daquele em que se situa o estabelecimento do empregador ou do tomador dos serviços e para cuja execução há utilização de ferramentas tecnológicas de informação e comunicação para produção, armazenamento e intercâmbio de resultados. O objetivo geral desta dissertação é a apresentação de uma proposta de roteiro estratégico para implantação do teletrabalho em organizações públicas que adotem modelo de governança baseada em planejamento e gestão estratégica. Para tanto, a pesquisa teve como objetivos específicos: a caracterização do teletrabalho com identificação de suas origens, conceito, processo evolutivo, tipologia, determinantes tecnológicos, processos organizacionais, relações socioprofissionais; a contextualização do teletrabalho no cenário atual do setor público brasileiro; a identificação dos fatores críticos de sucesso para implantação do teletrabalho em organizações públicas que adotem modelo de governança baseada em planejamento e gestão estratégica; o levantamento de dados e a descrição do processo de transformação administrativa e amadurecimento tecnológico no Ministério Público do Trabalho no período 2007-2017, apontando aspectos que permitiram a viabilização do projeto de implantação do teletrabalho na instituição; a compreensão das bases conceituais do Roadmapping, a verificação de sua adaptabilidade aos processos de serviços governamentais e a promoção das adequações capazes de viabilizar a construção do roteiro para implantação de teletrabalho em organizações públicas; a indicação de tendências futuras do teletrabalho no setor público. Os objetos de pesquisa foram submetidos ao método indutivo, tendo sido utilizados na coleta de dados a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, compreendidas neste último a pesquisa documental, a observação participativa, a pesquisa descritiva e a entrevista. Resultados e conclusões: o levantamento bibliográfico revelou que é crescente a tendência ao trabalho remoto e a automatização de certas atividades vem colocando em risco a geração de postos de trabalho em diferentes áreas da indústria, do comércio e dos serviços. O setor administrativo, em que é expressiva a presença do Estado, passará por profundas transformações em seus processos de serviço nas próximas duas décadas, com provável redução no tamanho de suas estruturas físicas e funcionais. A pesquisa documental demonstrou que a partir de 2006 um crescente número de organizações públicas vem instituindo programas de teletrabalho como forma de aumentar a produtividade, reduzir custos operacionais, promover a inclusão social, contribuir com a sustentabilidade ambiental e aumentar a qualidade de vida dos trabalhadores. A tendência é de um rápido crescimento dessas 7 formas flexíveis de trabalho, a exemplo do que já ocorre em instituições privadas. Os processos de implantação de programas de teletrabalho apresentam diferentes graus de complexidade, dependendo do porte da organização e da capacidade de geração, movimentação e armazenamento de ativos digitais. Para as organizações públicas que tenham interesse em instituir programas de teletrabalho, são determinantes o orçamento, a motivação das lideranças e o planejamento. Existindo um plano estratégico em curso, será necessária a formação de uma comissão interdepartamental encarregada de elaborar o projeto de implantação de teletrabalho e o plano de gestão de mudança, alinhados com a estratégia da organização. Nesta dissertação foi apresentado e discutido um conjunto amplo de medidas em cinco diferentes dimensões –planejamento e gestão; processos organizacionais; tecnologia da informação e comunicação; gestão de pessoas e normas administrativas - relacionadas entre si e consolidadas em um roteiro de implementação de teletrabalho adaptável a organizações públicas de qualquer porte ou segmento prestacional. Considerando que nesta pesquisa o teletrabalho foi abordado sob uma perspectiva predominantemente funcionalista, estudos complementares devem analisar com profundidade as práticas de gestão e liderança em grupos de teletrabalho, notadamente quanto ao atributo confiança, que parece ser central no que concerne à gestão dessas equipes remotas, bem como verificar, no campo financeiro-orçamentário, a redução ou não de despesas de custeio e a ocorrência de diferenças de produtividade entre os teletrabalhadores e os trabalhador presenciais.
Teleworking is a type of labor activity developed in a different location from the employers or service provider’s address; and for its carrying out there are information technology and communication tools for the production, storage or exchange of results. The general objective of this essay is the introduction of a strategic roadmap proposal for the implanting of telework in the public sector which adopts the management model based on planning and strategic management. For that reason, the research had specific goals such as: characterization of telework with its origin identification, concept, evolution process, typology, technology determining factors organizational processes, socio-professional relations, contextualization of telework in the present Brazilian public sector, identification of key factors for the success of implanting telework in the public sector which adopts the management model based on planning and strategic management, data collection and the description of management transformation process and technology development in the Public Labor Works from 2007-2017, signaling aspects that made implanting telework in the institution possible, understandingthe conceptual basis of oadmapping, making sure it is adaptable to government services process and promoting adequate means for building the roadmap of implementing telework in the public sector; indicating future tendencies of telework in public works. The objects of research were submitted to the inductive method, having used bibliography research and case studies in data collection, the latter containing document research, participative notes,descriptive research and interview. Results and Conclusions: Bibliography survey revealed that the tendency to telework and automatization of certain activities has been growing and it has shown risk to future generations of work stations in different areas of industry, sales and services. Management sector, where the State is mostly present, shall undergo major changes in its service processes in the next two decades, with the probable reduction of its physical and functional structures. Document research shows that from 2006 on, a growing number of public organizations have been implementing telework programs in order to increase productivity, reduce operational costs, promote social inclusion, contribute with environment sustainability and improve employees’ quality of life. The tendency is a rapid growth of these flexible types of work, as it is already happening in the private sector. Processes of implementing telework programs present different degrees of complexity depending on size of organization and ability to generate, move and store digital assets. For the public sector, when interested in instituting telework programs, the budget, motivation of leaderships and planning are determining factors. When a strategic plan is in course, it becomes necessary to form an inter-department board in 9 charge of elaborating the telework implementation project and the management changes plan,aligned with the organization’s strategy. In this essay we have introduced and discussed an ample set of policies in five different dimensions: planning and management; organization processes; information and communication technologies; people and rules management – related amongst each other and consolidated into a roadmap for implementation of telework adaptable to the public sector of any size or to service providers. Considering that in this research telework was approached on a predominantly functional perspective, additional studies shall analyze better management issues and leaderships in telework groups, especially regarding trust, an issue that concerns management of remote teams as well as to verify in the budget-financial field, the decrease or not, of costs and expenses, and different productivity levels between teleworkers and on-site workers.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10153
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