Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10225
Título: O modelo aditivo generalizado e a técnica de bootstrap. Uma associação entre o número de atendimentos hospitalares por causas respiratórias e a qualidade do ar.
Autor(es): BARBOSA, G. C.
Orientador: REISEN, V. A.
Coorientador: Reis Jr, N.C.
Palavras-chave: Series Temporais
Qualidade do Ar
Modelo Aditivo Generaliz
Data do documento: 28-Ago-2009
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: BARBOSA, G. C., O modelo aditivo generalizado e a técnica de bootstrap. Uma associação entre o número de atendimentos hospitalares por causas respiratórias e a qualidade do ar.
Resumo: Os Modelos Aditivos Generalizados (MAG) tornaram-se refer^encia na analise dos efeitos de curto prazo da poluição atmosferica na saude humana. Ultimamente, t^em-se sido constatado no MAG um efeito chamado concurvidade (analogo a multicolinearidade na modelagem parametrica) que leva a subestimação dos erros padr~oes afetando os intervalos de con-anca assintoticos dos par^ametros do modelo. Alguns estudos propuseram a utilizac~ao de metodos bootstrap condicional para a construção de intervalos de con-anca para os par^ametros do modelo, com o intuito de minimizar os efeitos da concurvidade. Esta dissertação utiliza o MAG e tecnica de bootstrap para explicar a associacão entre o numero de atendimentos hospitalares por causas respiratorias em criancas de 0 a 6 anos de idade e as concentracões diária dos poluentes (PM10, O3 e NO2). Os resultados mostram que, em geral, os procedimentos e os intervalos de con-anca bootstrap condicional apresentam um desempenho satisfatorio quando utilizados na classe MAG, que por sua vez encontrou efeitos male-cos dos poluentes investigados na saude das criancas que apresentaram problemas respiratorios no perodo do estudo.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10225
Aparece nas coleções:PPGEA - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_3698_dissertacao.pdf2.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.