Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10233
Título: Avaliação de microcistina-LR por HPLC-PDA em amostras de mananciais da região da grande Vitória
Autor(es): MARTINS, C. F.
Orientador: CASSINI, S. T. A.
Data do documento: 16-Ago-2010
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MARTINS, C. F., Avaliação de microcistina-LR por HPLC-PDA em amostras de mananciais da região da grande Vitória
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar a presença de MC-LR dissolvida em quatro mananciais superficiais da Região da Grande Vitória e efluente do tratamento de esgotos. O método HPLC-PDA utilizado apresentou satisfatória linearidade (r = 0,99), recuperação (62,7%) e precisão (CV = 2,1%). O LD (0,17 &#956;g.L-1) e LQ (0,37 &#956;g.L-1) apresentaram-se menores que o valor estabelecido pela OMS (1,0 &#956;g.L-1) para água de consumo humano, portanto aceitável para a determinação de MC-LR. O método foi aplicado para as amostras ambientais e mostrou-se incapaz de detectar com confiabilidade a presença da toxina em amostras de efluente de tratamento de esgotos. Para as amostras de água bruta de mananciais o método apresentou fator de recuperação médio (51,9%) e foi eficiente na avaliação de MCLR. Foram observados elevados valores de MC-LR na Lagoa Jacuném (4,78 &#956;g.L-1), baixa concentração da toxina na Lagoa do Parque Pedra da Cebola (0,42 &#956;g.L-1) e foi detectado MC-LR nas amostras do reservatório de Duas Boas (<0,37 &#956;g.L-1). Todos os corpos dágua avaliados apresentaram condições de pH e temperatura favoráveis ao crescimento de cianobactérias. Os ambientes artificiais, lagoa de polimento de ETE e a Lagoa do parque Pedra da Cebola, foram classificados como hipereutróficos. A Lagoa Jacuném foi classificada como supereutrófica, o reservatório de Duas Bocas como mesotrófico e a lagoa Juara como oligotrófico. Sugere-se, devido aos usos da lagoa Jacuném para pesca e recreação e do reservatório de Duas Bocas para abastecimento público, que seja realizado o contínuo monitoramento de cianotoxinas nesses mananciais.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10233
Aparece nas coleções:PPGEA - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_4355_Dissertacao_Mestrado_MARTINS_2010.pdf1.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.