Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10242
Título: Modelagem morfodinâmica do transporte de sedimento de fundo em ambientes costeiros
Autor(es): Passos, Rafael de Castro Scottá dos
Orientador: Aquije Chacaltana, Julio Tomás
Palavras-chave: Transporte de sedimentos
Análise numérica
Modelagem de dados
Data do documento: 31-Ago-2010
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: PASSOS, Rafael de Castro Scottá dos. Modelagem morfodinâmica do transporte de sedimento de fundo em ambientes costeiros. 2010. 106 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico.
Resumo: O transporte de sedimentos em ambientes aquáticos costeiros depende muito da hidrodinâmica local, que é forçada pela maré astronômica e meteorológica, pelas ondas, e pela intensidade e direção do vento. Ações planejadas ou não-planejadas nesses ambientes podem desencadear problemas erosivos comprometendo as construções na orla praial, turismo, lazer, operações de embarque em portos, dentre outros. Neste trabalho é realizado o estudo das mudanças morfodinâmicas induzidos por ondas de superfície. O modelo de ondas é linear e do tipo águas rasas, que considera o efeito de atrito com o leito. Sem perda de generalidade, o transporte de sedimento suspenso não é considerado. Para as mudanças morfodinâmicas do leito é considerada a equação de conservação volumétrica de sedimento de fundo
Aparece nas coleções:PPGEA - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_4365_.pdf862.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.