Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10258
Título: Elevação do nível do mar no município de Vitória-ES: vulnerabilidades, impactos e possíveis ações de resposta.
Autor(es): NALI, J. O.
Orientador: RIGO, D.
Palavras-chave: nível médio do mar
cenários
impactos
inundações
vulnerab
Data do documento: 25-Ago-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: NALI, J. O., Elevação do nível do mar no município de Vitória-ES: vulnerabilidades, impactos e possíveis ações de resposta.
Resumo: Há fortes evidências de que o nível médio do mar (NMM) elevou-se gradualmente no século XX e que irá elevar-se num ritmo ainda maior no século XXI. Essa sobrelevação terá forte impacto sobre as zonas costeiras, fato que exigirá enorme necessidade de adaptação e reorganização desses espaços urbanos. A fim de discutir os impactos potenciais que as inundações provocadas por essa sobrelevação irão ocasionar sobre a população e sobre cinco elementos que compõe a infraestrutura urbana da cidade de Vitória-ES (sistema de drenagem, sistema de esgoto, sistema viário, obras de proteção costeira e edificações de utilidade pública) foi feito um diagnóstico das áreas da cidade que atualmente são inundadas pelo nível do mar, e um prognóstico baseado em cenários de elevação do NMM de 0,40m, 0,60m e 1,50m, tendo como base a preamar média. Para cada impacto analisado foram propostas ações de resposta que foram agrupadas em três categorias: adaptação, proteção e recuo. A metodologia proposta permitiu determinar as áreas suscetíveis às inundações causadas pela ação atual e futura do mar e poderá ser aplicada em outras regiões costeiras com característica semelhante às de Vitória, desde que, tenham dados altimétricos em escala adequada e que as informações a serem avaliadas estejam mapeadas. Os resultados obtidos demonstram que a maré incidente na região já é capaz de inundar algumas áreas da cidade situadas, principalmente, na porção noroeste e sudoeste. Em todos os cenários simulados as áreas mais vulneráveis coincidem com as regiões ocupadas pelo sistema manguezal e com as áreas que foram aterradas no passado. Essas inundações serão agravadas á medida que o NMM aumentar. Neste contexto, o papel dos atores públicos é central, sendo fundamental a inserção das questões relacionadas à sobrelevação do NMM nos instrumentos de gestão do Município.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10258
Aparece nas coleções:PPGEA - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_5212_Dissertação_Jôze_Final_25_agosto.pdf4.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.