Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10292
Título: Aplicação do Método Lagrangiano SPH (Smoothed Particle Hydrodynamics) para a solução do problema das cavidades.
Autor(es): PINTO, W. J. N.
Orientador: CHACALTANA, J. T. A.
Palavras-chave: SPH
Cavidade quadrada
Método de partículas
Fluidodinâmica
Data do documento: 19-Ago-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: PINTO, W. J. N., Aplicação do Método Lagrangiano SPH (Smoothed Particle Hydrodynamics) para a solução do problema das cavidades.
Resumo: Neste estudo foi aplicado do método numérico, sem malhas, baseado em partículas, denominado SPH (Smoothed Particles Hydrodynamics). E um código numérico na linguagem computacional FORTRAN foi utilizado para solucionar as equações de Navier-Stokes. O clássico problema da literatura da dinâmica dos fluidos Computacional, denotado como problema da cavidade quadrada bidimensional (Shear-Driven Cavity Flow), foi estudado com a intenção de verificar o comportamento do código numérico em relação a resultados específicos já existentes do assunto. O citado problema físico das cavidades abertas é amplamente empregado como benchmark, visando a validação do método numérico utilizado no trabalho desenvolvido na pesquisa. O trabalho de análise e validação do código numérico foi dividido em três seções: a primeira lista as localizações dos centros dos vórtices principais gerados pelo escoamento na aresta superior das cavidades; a segunda plota os perfis das componentes das velocidades centrais das cavidades; e a terceira: lista os desvios absolutos dos perfis das velocidades centrais do presente trabalho, comparados com dados de outros estudos. Constata-se que o método SPH apresentou boa acurácia nas simulações realizadas, obtendo boa concordância entre os resultados das simulações dinâmicas com os dados de referências, validando-se o modelo numérico proposto, tendo melhores resultados para baixos números de Reynolds.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10292
Aparece nas coleções:PPGEA - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_7350_1 Dissertação FINAL TOTAL.pdf2.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.