Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10302
Título: SUBSÍDIO AO APRIMORAMENTO DO MANEJO DA IRRIGAÇÃO DE CONSÓRCIOS AGROFLORESTAIS EM SITUAÇÃO DE ESCASSEZ HÍDRICA
Autor(es): FARDIN, S. C. S. G.
Orientador: TEIXEIRA, E. C.
Palavras-chave: demanda hídrica
gestão de recursos hídricos
escassez
cons
Data do documento: 2-Jun-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: FARDIN, S. C. S. G., SUBSÍDIO AO APRIMORAMENTO DO MANEJO DA IRRIGAÇÃO DE CONSÓRCIOS AGROFLORESTAIS EM SITUAÇÃO DE ESCASSEZ HÍDRICA
Resumo: A demanda por água do setor agrícola vem crescendo a cada ano, bem como o aperfeiçoamento do manejo da irrigação. Ainda assim, em locais onde a água encontra-se escassa, os conflitos entre usos e usuários devido a disputas para acesso à água tendem a se intensificar. Na maioria das vezes esse problema está relacionado à ausência de cobertura florestal, levando, por vezes, a problemas socioambientais. Nesse contexto, a pesquisa buscou avaliar o impacto da implantação de sistemas agroflorestais (SAFs) irrigados na condição hídrica local (de escassez), estabelecendo-se estratégias que os torne atrativos ambientalsocial- e economicamente. Assim, por meio de simulação computacional, alternativas de consórcios agroflorestais foram avaliadas, tomando-se como referência uma região piloto, típica da agricultura espírito-santense, constituída por pequenas propriedades agrícolas de base familiar, inseridas parcialmente em APPs. As espécies banana, pupunha e goiaba foram selecionadas para compor os cenários agroflorestais. Os resultados da pesquisa mostram que os SAFs irrigados são uma alternativa no sentido de minimizar os conflitos por demandas de água em regiões de escassez hídrica, com a redução de tais demandas o comprometimento de rendimentos financeiros. Além disso, os SAFs são alternativas para diversificação da renda e para tentar controlar a sazonalidade dos preços de mercado.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10302
Aparece nas coleções:PPGEA - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_8172_2014_GUERRA.pdf1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.