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Título: A articulação da leitura e da escrita de textos acadêmicos para elaboração do TCC : análise de uma turma de pós Proeja na EAD
Autor(es): Lacerda, Luciane Ferreira
Orientador: Casotti, Janayna Bertollo Cozer
Data do documento: 23-Mai-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Neste trabalho, investigamos a prática de professores e a escrita dos alunos do Pós Proeja em aulas virtuais, objetivando verificar como ocorre a articulação da leitura e da escrita de textos acadêmicos para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Como suporte teórico, foram utilizados os conceitos de letramento e letramento acadêmico de Leffa (2001), Rojo (2004), Soares (2004), Street (2010), Fiad (2013), entre outros. Para a obtenção dos dados, foi realizado um estudo de caso em que os instrumentos de coleta dos registros foram: observações e análise de como ocorrem as orientações do professor aos alunos na sala virtual e o tipo de interação envolvida na solicitação de atividades, visando à realização do texto acadêmico. Além das observações com anotações, foram realizadas entrevistas com os alunos e com a equipe multidisciplinar do curso, sujeitos desta pesquisa. Considerando a dificuldade na elaboração do TCC, embora muitos alunos desta pesquisa sejam provenientes de cursos de graduação em que tiveram contato com o gênero acadêmico, seu desempenho na elaboração do TCC ainda é insuficiente. Como conclusão, ficou evidente que a escrita acadêmica constitui um tipo de letramento que deve ser desenvolvido na universidade, visto que, para a maioria dos alunos, esse gênero é novo e ocorre quando eles ingressam na faculdade. Portanto, os professores devem orientar seus alunos, partindo das necessidades básicas no processo de ensino da escrita acadêmica, enfatizando a necessidade de leitura, escrita e reescrita de textos acadêmicos.
In this work the researcher investigated teachers practice concerning the reading and writing of students from Post Proeja in online classes, aiming at analyzing the process of reading and writing academic texts for the course ending task (Trabalho de Conclusão de Curso / TCC)). As theoretical foundation, the concepts of literacy and academic literacy by Fiad (2013), Street (2010), Rojo (2004), Soares (2004) e Leffa (2001) among others were used. To gather the data for this research, a case study was chosen as part of the methodology when observations on interaction during online classes could be done in order to verify how the academic text is taught and required by the instructors. Besides those observations, there were also interviews with students and the course staff, subjects of this research. Considering the difficulty in writing the TCC, although many students in this research come from undergraduation courses where they had contact with this literacy gender, their TCC written performance is still inefficient. As a conclusion, it was evident that the academic writing constitutes a kind of literacy that shall be developed at college, because, for most of the students, this is a new gender and it only happens when the students enter college. So, teachers must instruct their students starting from the basic steps in the academic writing process, emphasizing their needs on reading, writing and rewriting the academic texts.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10339
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