Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10339
Título: A articulação da leitura e da escrita de textos acadêmicos para a elaboração do TCC: análise de uma turma de Pós Proeja na EaD
Autor(es): LACERDA, L. F.
Orientador: CASOTTI, J. B. C.
Data do documento: 23-Mai-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: LACERDA, L. F., A articulação da leitura e da escrita de textos acadêmicos para a elaboração do TCC: análise de uma turma de Pós Proeja na EaD
Resumo: RESUMO Neste trabalho, investigamos a prática de professores e a escrita dos alunos do Pós Proeja em aulas virtuais, objetivando verificar como ocorre a articulação da leitura e da escrita de textos acadêmicos para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Como suporte teórico, foram utilizados os conceitos de letramento e letramento acadêmico de Leffa (2001), Rojo (2004), Soares (2004), Street (2010), Fiad (2013), entre outros. Para a obtenção dos dados, foi realizado um estudo de caso em que os instrumentos de coleta dos registros foram: observações e análise de como ocorrem as orientações do professor aos alunos na sala virtual e o tipo de interação envolvida na solicitação de atividades, visando à realização do texto acadêmico. Além das observações com anotações, foram realizadas entrevistas com os alunos e com a equipe multidisciplinar do curso, sujeitos desta pesquisa. Considerando a dificuldade na elaboração do TCC, embora muitos alunos desta pesquisa sejam provenientes de cursos de graduação em que tiveram contato com o gênero acadêmico, seu desempenho na elaboração do TCC ainda é insuficiente. Como conclusão, ficou evidente que a escrita acadêmica constitui um tipo de letramento que deve ser desenvolvido na universidade, visto que, para a maioria dos alunos, esse gênero é novo e ocorre quando eles ingressam na faculdade. Portanto, os professores devem orientar seus alunos, partindo das necessidades básicas no processo de ensino da escrita acadêmica, enfatizando a necessidade de leitura, escrita e reescrita de textos acadêmicos. Palavras-chave: Leitura. Escrita. Letramento Acadêmico. Trabalho de Conclusão de Curso. Educação a Distância.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10339
Aparece nas coleções:PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_11016_Dissertação ATUALIZADA - Luciane_Ferreira_Lacerda_Mestrado_Ufes.pdf2.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.