Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10352
Título: Inglês para crianças é para inglês Ver? Políticas linguísticas, formação docente e educação linguísticas nas séries iniciais do ensino fundamental no Espírito Santo.
Autor(es): MERLO, M. C. R.
Orientador: FERRAZ, D. M.
Data do documento: 5-Mar-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MERLO, M. C. R., Inglês para crianças é para inglês Ver? Políticas linguísticas, formação docente e educação linguísticas nas séries iniciais do ensino fundamental no Espírito Santo.
Resumo: A educação de língua estrangeira para crianças tem sido uma importante área de investigação para a Linguística Aplicada. Vários pesquisadores têm se dedicado a analisar o processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira por crianças e a formação de educadores para este público. Alguns desses estudos têm identificado uma lacuna entre a formação docente e a demanda crescente pelo aprendizado de uma língua estrangeira por crianças, especialmente a língua inglesa. Assim, este trabalho visa contribuir para esse debate por meio de uma investigação sobre a proposta de formação inicial de educadores de inglês para crianças em dois cursos de Letras do Espírito Santo. Tal investigação foi feita com base em uma análise dos documentos dessas instituições Além disso, a partir de uma perspectiva crítica, busca-se entender as relações que podem ser estabelecidas entre os documentos que regem a educação de língua estrangeira nas séries iniciais do ensino fundamental, a formação inicial dos educadores participantes, suas práticas pedagógicas e suas perspectivas sobre a educação de inglês para crianças no ensino público. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa etnográfica. Resultados revelam a importância de se trazer tais discussões para os graduandos em Letras-Inglês e assim, contribuir para uma educação linguística que seja mais relevante para as crianças, o que é o principal objetivo desta pesquisa.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10352
Aparece nas coleções:PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_11787_DISSERTAÇÃO_MERLO_PPGEL.pdf21.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.