Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10355
Título: A Educação Crítica em Língua Inglesa em uma Comunidade desfavorecida do Espírito Santo: Eu, o Outro, e o Outro Eu.
Autor(es): FONSECA, C. O.
Orientador: FERRAZ, D. M.
Data do documento: 1-Mar-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: FONSECA, C. O., A Educação Crítica em Língua Inglesa em uma Comunidade desfavorecida do Espírito Santo: Eu, o Outro, e o Outro Eu.
Resumo: presente pesquisa-ação colaborativa visa identificar e analisar as relações estabelecidas nas práticas sociais e pedagógicas no contexto da educação em língua inglesa na escola pública de uma comunidade desfavorecida do Espírito Santo, bem como intervir no contexto estudado, focalizando a justiça nas relações a partir da ação e interação entre os sujeitos envolvidos no processo educativo, de forma democrática e emancipadora. A pesquisa entende como desfavorecida a comunidade carente em aspectos socioeconômicos, e que, por essa razão, é fortemente submetida à dominação ideológica hegemônica de diversas formas de poder. A decisão de realizar este projeto de pesquisa em uma comunidade desfavorecida justifica-se nas teorias escolhidas, que tratam de justiça social e letramentos críticos por meio das línguas estrangeiras. Considerando as identidades, as subjetividades, as alteridades, as culturas, a tensão entre local e global e entre eu e outro, a pesquisa problematiza a educação em língua inglesa por intermédio de questões norteadoras, a saber: O que estes estudantes desfavorecidos pensam da língua inglesa em termos de acesso, possibilidades e aprendizagem? As aulas contemplam o contexto e a realidade dos alunos? Quais os anseios dos alunos envolvidos no processo de educação em língua inglesa? Eles vislumbram participar ativamente na transformação das relações de poder ou apenas ensejam reproduzir o modelo dominante? A partir da análise dos dados coletados, a presente pesquisa propõe uma reflexão acerca das práticas pedagógicas no campo da educação em língua inglesa e sugere uma discussão sobre a importância do desenvolvimento da consciência crítica e do agenciamento dos sujeitos por meio da educação. Esta pesquisa busca contribuir para uma educação crítica que focalize as práticas pedagógicas situadas e abertas ao diálogo horizontal, priorizando o contexto local e valorizando as diferenças, no intuito de promover justiça a partir da ressignificação das relações entre eu e outro no contexto escolar. Palavras-chave: justiça; eu e outro; contexto local; língua inglesa; educação crítica.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10355
Aparece nas coleções:PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_11801_FONSECA_ DISSERTAÇÃO_OFICIAL.pdf21.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.