Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10363
Título: Prática de leitura, produção de textos e análise linguística em aulas de Língua Portuguesa: possibilidades didáticas a partir do trabalho com o gênero carta do leitor
Autor(es): SA, J. N. D.
Orientador: CASOTTI, J. B. C.
Data do documento: 11-Mai-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SA, J. N. D., Prática de leitura, produção de textos e análise linguística em aulas de Língua Portuguesa: possibilidades didáticas a partir do trabalho com o gênero carta do leitor
Resumo: A finalidade desta pesquisa é elaborar uma sequência didática com enfoque no gênero carta do leitor e aplicá-la em uma turma de nível médio de uma escola pública localizada na Serra, a fim de verificar os resultados de um trabalho que busque aliar a prática de leitura, produção textual e análise linguística. São alguns objetivos desta pesquisa: contribuir para os estudos sobre sequências didáticas no trabalho com leitura, produção textual e análise linguística em língua materna na educação básica; aplicar a sequência didática na turma participante da pesquisa; analisar os resultados da sequência didática, por meio das produções textuais dos alunos e dos episódios de sala de aula. Selecionamos alguns autores para fundamentarem teoricamente nossa pesquisa. São eles: Antunes (2003), Bakhtin (2003), Marcuschi (2008) Dolz e Schneuwly (2004), Geraldi (2004), Martelotta (2008), Bezerra (2007) e Suassuna (2012). A metodologia desta pesquisa consiste na realização de uma pesquisa-ação em uma escola pública do município de Serra, com o objetivo de compreender melhor o processo que envolve, mais especificamente, a prática de produção textual em sala de aula. Após observarmos algumas aulas na turma escolhida, aplicaremos a sequência didática com o objetivo de incentivar, prioritariamente, a prática de leitura e produção textual. Para isso, utilizaremos o gênero carta do leitor por ser um gênero que está disponível para os alunos em jornais e revistas e que desenvolve nos alunos a capacidade da crítica e da reflexão de variados temas. Os resultados desta pesquisa serão apresentados por meio de cotejo entre as primeiras produções dos alunos e suas produções finais, fazendo-se análise interpretativa das duas versões. Além disso, serão também analisados episódios de sala de aula, tanto no momento de observação das aulas quanto no de aplicação da sequência didática.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10363
Aparece nas coleções:PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_9772_Dissertação.pdf4.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.