Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10373
Título: Uma proposta para a introdução ao estudo da eletrostática para alunos do Ensino Médio
Autor(es): FERNANDES, S. J.
Orientador: CAMILETTI, G. G.
Palavras-chave: Eletrostática
Experimentos
Simulações Computacionais
Apre
Data do documento: 24-Ago-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: FERNANDES, S. J., Uma proposta para a introdução ao estudo da eletrostática para alunos do Ensino Médio
Resumo: Neste trabalho, apresentamos uma proposta de um plano complementar de atividades ao Livro-Texto sobre Eletrostática, sob a luz dos pressupostos teóricos e metodológicos da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, com a colaboração da Teoria da Motivação no contexto escolar, de José Aloyseo Bzuneck e do método de Ensino Ativo Instrução pelos Colegas (Peer Instruction) de Eric Mazur. A pesquisa foi realizada com alunos da terceira série do ensino médio, em uma escola pública estadual do Espírito Santo, localizada no município de vitória, entre os meses de fevereiro a maio de 2017. Os instrumentos de coleta de dados foram o Pré-Teste, o Pós-Teste, Questionário de Opinião dos Estudantes e as Anotações do Professor. O delineamento escolhido para o trabalho foi o do tipo experimental e a análise dos dados proveniente dos testes, teve enfoque quantitativo. Os dados provenientes do Questionário de Opinião dos Estudantes e das Anotações do Professor foram analisados qualitativamente. Os resultados dos testes estatísticos apontaram que o Plano Complementar elaborado contribuiu para a melhoria do rendimento no Pós-teste dos alunos do Grupo Experimental em relação do Grupo Controle. A análise do Questionário de Opinião dos Estudantes indica que atividades experimentais e recursos multimídias despertam o interesse dos alunos e que o método Instrução pelos Colegas também possui capacidade de engajar os estudantes.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10373
Aparece nas coleções:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_12521_Dissertação preliminar - aluno Sanderley de Jesus Fernandes.pdf6.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.