Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10384
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALVARENGA, F. G.
dc.date.accessioned2018-09-11T12:27:18Z-
dc.date.available2018-09-11
dc.date.available2018-09-11T12:27:18Z-
dc.identifier.citationMONICO, K. M., Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio com foco em atividades investigativaspor
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/10384-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.titleDualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio com foco em atividades investigativaspor
dc.typemasterThesisen
dc.contributor.memberCUNHA, M. R. H.
dc.contributor.memberBROZEGUINI, J. C.
dcterms.abstractHá algumas décadas, o ensino de tópicos relacionados com a Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio tinha um papel secundário e muitas vezes era simplesmente deixado de lado. Entretanto, atualmente vivemos em um mundo cada vez mais globalizado onde as informações circulam com grande velocidade e os avanços científicos e tecnológicos estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Desta forma, os conteúdos relacionados com a Física Moderna e Contemporânea passaram a ter uma importância que talvez antes não existisse, e o ensino deste conteúdo no Ensino Médio passou a ter um caráter obrigatório. Neste contexto, apresentamos neste trabalho uma proposta para o Ensino do conteúdo Dualidade Onda-Partícula em uma perspectiva investigativa. Com base nessa perspectiva construímos uma sequência de ensino, composta de textos de apoio conceitual, atividades e roteiros de demonstrações experimentais. A metodologia utilizada é baseada em atividades investigativas. Para subsidiar nossa análise, os dados foram processados por meio de aplicação de questionário, gravações das aulas e de um diário de campo. A sequência foi aplicada no primeiro semestre de 2018, em uma turma, com 35 alunos, do segundo ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aflordízio Carvalho da Silva, situada em Vitória, Espírito Santo (ES). A pesquisa de natureza quali-quanti, teve como principal objetivo analisar a aprendizagem dos conteúdos conceituais dos estudantes. De acordo com os resultados obtidos é possível perceber como as atividades desenvolvidas durante a intervenção possuem potencial para favorecer a aprendizagem conceitual.por
dcterms.creatorMONICO, K. M.
dcterms.formatapplication/pdfpor
dcterms.issued2018-08-24
dcterms.subjectAtividades Investigativaspor
dcterms.subjectDualidade Onda-Partículapor
dcterms.subjectEnsinopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.publisher.courseMestrado Profissional em Ensino de Físicapor
Aparece nas coleções:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_12522_Dissertação Preliminar - aluna Kleidiani Monicopdf.pdf1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.