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Título: A imagem em movimento e o espaço-tempo : Bill Viola em meditações
Autor(es): Arçari, André Nascimento
Orientador: Bezerra, Ângela Maria Grando
Palavras-chave: Imagem em movimento
Espaço-tempo
Videoinstalação
Cinema
Data do documento: 26-Mar-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta dissertação engloba, na dimensão interna, filosófica e emocional, as relações entre o espaço e o tempo ou como pontuado muitas vezes, o espaçotempo como elementos constitutivos de trabalhos de arte, assim como busca pesquisar certas problemáticas acerca da percepção da imagem em movimento videográfica/fílmica e da construção de ambientes/instalações pontuais da história da arte. As produções artísticas selecionadas se justificam por sua importância na investigação dos postulados constitutivos essencialmente espaciais e/ou temporais como condição primeira à sua realização. Buscamos assimilar determinadas investigações históricas que expandiram os alargamentos das categorias artísticas com trabalhos que transitam entre-imagens. Outrossim, direcionamos uma importância ao artista estadunidense Bill Viola, das quais as propostas selecionadas para análise trazem no bojo de suas elaborações um desmembramento da pertinência física e conceitual que o postulado espaçotempo pode abarcar. Assim, a pesquisa caminha num espaço-entre, considerando tanto as expectativas que implicam as hibridizações/expansões da compreensão do espaço e do tempo quanto as contradições que podem expor fragmentariamente tal problemática na circunferência entre-campos (como os da imagem estática e imagem em movimento), amalgamando instalação, vídeo, consequentemente videoinstalação e cinema. Palavras-Chave: Imagem em movimento; Espaço-tempo; Videoinstalação; Cinema; Bill Viola.
This dissertation encompasses, in the internal, philosophical and emotional dimension, the relations between space and time — or as often punctuated, space-time — as constitutive elements of artworks, as well as seeking to investigate certain problematics about the perception in videographic/filmic moving image and the construction of specific environments/installations in the history of art as densities to the study of the postulates constituting the questions put in analysis in the selected artistic works. Investigations into these enlargements are accompanied by between-image works. We also give importance to the American artist Bill Viola, from whom the proposals selected for analysis bring in the depths of his elaborations a dismemberment of the physical and conceptual pertinence that the space-time postulate can encompass. Thus, the research walks in a space-between, considering the expectations that imply and the contradictions that can expose fragmentarily the space-time problem in the circumference betweenfields, connecting installation, video, and so, consequently video installation and cinema
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10395
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