Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10402
Título: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E PEDAGOGOS DO ENSINO MÉDIO: ESTUDO SOBRE O PNEM NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Autor(es): PINTO, R. V. D.
Orientador: VENTORIM, S.
Palavras-chave: Formação de professores
Pacto Nacional pelo Fortalecimento
Data do documento: 22-Ago-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: PINTO, R. V. D., FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E PEDAGOGOS DO ENSINO MÉDIO: ESTUDO SOBRE O PNEM NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Resumo: Este estudo visa analisar as percepções dos professores e dos pedagogos da rede pública estadual de educação do Espírito Santo sobre as implicações da formação continuada de professores no ensino médio a partir do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM). O Pacto, desenvolvido pelo Ministério da Educação, foi regulamentado pela Portaria Ministerial Nº 1.140, de 22 de novembro de 2013 e, por meio dele, o Ministério da Educação, as secretarias estaduais e as instituições de ensino superior assumem o compromisso pela valorização da formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino médio público nas áreas rurais e urbanas. Nessa pesquisa, propôs-se: identificar o perfil dos sujeitos da formação; verificar a articulação do PNEM com o Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI); investigar a opinião dos sujeitos envolvidos sobre o atendimento aos objetivos da formação do PNEM; analisar a proposta de formação continuada no âmbito do PNEM, quanto à organização, estrutura, metodologia, relação entre o conteúdo da formação e a prática docente e orçamento. Para tanto, a proposta metodológica desse trabalho fundamenta-se na pesquisa exploratória de cunho documental e, para análise dos resultados, tomamos como referência a plataforma do Simec e o Survey (instrumento elaborado pela coordenação do PNEM na UFES e aplicado aos cursistas). Constatou-se que a formação do PNEM representou um momento de fortalecimento da relação e da interação entre os docentes de várias áreas de conhecimento, bem como um momento de reflexão e de atualização das práticas pedagógicas e curriculares. Embora o Pacto signifique um avanço para a valorização do profissional de educação, existem lacunas a serem superadas, principalmente no que se refere à necessidade de ampliação dos debates que envolvem metodologias de ensino, identidade docente e realidade escolar, na perspectiva de encontrar medidas efetivas para a promoção da valorização do profissional da educação e do desenvolvimento do ensino médio.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10402
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_12543_dissertacão.pdf3.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.