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Título: Formação Continuada? A Aprendizagem de Diretores Escolares do Município de Vitória-ES
Autor(es): Módolo, Vinícius Medina
Orientador: Junquilho, Gelson Silva
Data do documento: 18-Abr-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: objetivo desta dissertação foi analisar os impactos da política de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação de Vitória (SEME) na aprendizagem gerencial a partir do ponto de vista dos diretores escolares envolvidos nesse processo. Com um suporte teórico de revisões dos conceitos de gestão, gestão escolar, aprendizagem e formação continuada, conduziu-se este trabalho sob uma abordagem qualitativa de pesquisa. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram a pesquisa documental e as entrevistas semiestruturadas a diretores escolares e a membros da Secretaria Municipal de Educação, realizadas no período compreendido entre agosto e dezembro de 2017. Assim, esta investigação caminhou no sentido de caracterizar o trabalho da gestão escolar, de descrever a operacionalização das ações da política de formação continuada da SEME no triênio 2015-2017 e de entender a influência desse movimento no cotidiano do trabalho de gestão nas escolas de Vitória. Os principais resultados apontam para um processo de formação organizado pela SEME distante da realidade de experiências vividas no dia a dia da escola. Mais do que isso, identificou-se que o movimento de um Fórum de Diretores é um fator importante na aprendizagem desses profissionais como um elemento compensador diante dos problemas estruturais negligenciados pelo Órgão Central. A contribuição da pesquisa se deu, sobretudo, no âmbito da reflexão de uma necessidade de mudança e revisão a respeito dos parâmetros conceituais de formação continuada.
The aim of this paper is to analyze the impacts of the continuing education policy in the Municipal Education Department of Vitória on managerial learning from the school principals point of view, who were involved in this process. Beside a theoretical support of management concepts revisions, school management, learning and continuing education, this paper was conducted under a qualitative research approach. The data collect techniques used were documentary research and semistructured interviews with school principals and members of the Municipal Department of Education, carried out between August and December 2017. Thus, this investigation was fulfilled in order to characterize the work of the school management, to describe the organization of the actions in the continuing education policy within the Municipal Education Department 2015-2017 triennium and to understand the influence of this movement in the management schools daily work of Vitoria. The main results indicate a formation process - organized by Municipal Education Department - far from the real experiences lived in the school’s daily routine. Besides that, it was identified which the Principals' Forum movement is an important factor in the learning process of these professionals as a compensatory element in face of the structural problems neglected by the Central Organ. The contribution of the research was mainly focused on the needing change reflection and revision regarding the continuing education’s conceptual parameters.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10417
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