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dc.contributor.advisorSilva, Gilvan Ventura da-
dc.date.accessioned2018-09-11T12:36:09Z-
dc.date.available2018-09-11-
dc.date.available2018-09-11T12:36:09Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/10420-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.subjectAntiguidade tardiapor
dc.subjectConviviumpor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectEspaçopor
dc.subjectDisciplinapor
dc.subjectLate antiquityeng
dc.subjectBodyeng
dc.subjectSpaceeng
dc.subjectDisciplineeng
dc.titleCorpo, espaço e disciplina na Antiguidade Tardia: um estudo sobre o convivium com base na Saturnalia de Macróbio e na cultura materialpor
dc.typemasterThesisen
dc.subject.udc93/99-
dc.subject.br-rjbnMacróbio, Ambrósio Teodósiopor
dc.subject.br-rjbnBanquetes - Itália - Séc. IV-Vpor
dc.subject.br-rjbnConduta - Aspectos sociaispor
dcterms.abstractO objetivo desta dissertação consiste em identificar as regras e os códigos de conduta presentes no banquete aristocrático dos séculos IV e V na região da Itália. Compreendemos o convivium como um importante rito social durante a Antiguidade Tardia, utilizado como um instrumento de reafirmação e definição de hierarquias, relações de poder e identidades. Tais regras de conduta, que eram incutidas por meio da formação da paideia, regulavam o corpo do conviva, moldando-o de acordo com a conduta esperada pelos demais participantes. Conforme o conviva respeitava ou não essas regras, sua identidade poderia ser associada a um homem virtuoso e civilizado ou a um intemperante, sem polidez e sem civilidade. Para a realização dessa pesquisa, utilizamos a obra Saturnalia, do escritor e filósofo Macróbio, a fim de identificar as normas presentes no momento do banquete e a representação que o autor realizou dos convivas descritos na obra. Também analisamos quatro fontes iconográficas oriundas dos séculos IV e V, dentre elas mosaicos, pinturas, ilustrações e bandejas de prata ilustrando o convivium romano, a fim de compreender de que modo a identidade dos comensais era construída a partir de sua representação no banquete. Além disso, com o objetivo de entender como o espaço físico da festa interferia na regulação do corpo do comensal, com suas hierarquias e normas, examinamos a planta da Villa del Casale, localizada na região da Piazza Armerina, na Sicília. Em relação aos conceitos, utilizamos os de representação, de corpo, de sociabilidade; de espaço; de festa; de disciplina; e de identidade. Em relação à metodologia adotada, aplicamos o método da Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin, na leitura do documento.por
dcterms.abstractThe purpose of this dissertation is to identify the rules and codes of conduct present in the late-aristocratic banquet of the fourth and fifth centuries, in the region of Italy. We understand the convivium as an important social rite during Late Antiquity, used as an instrument of reaffirmation and definition of hierarchies, power relations and identities. Such rules of conduct, which were instilled through the formation of paideia, regulated the body of the guest, molding it according to the conduct expected by the other participants. Whether or not he respected these rules, his identity could be associated with a virtuous and civilized man or an intemperate man, without politeness and without civility. To carry out this research, we used the work Saturnalia, by the writer and philosopher Macrobius, in order to identify the norms present at the banquet and the representation that the author made of the guests described in the work. We also analyzed four iconographic sources from the fourth and fifth centuries, among them mosaics, paintings, illustrations and silver plate, illustrating the Roman convivium, in order to understand how the identity of the diners was built from their representation at the banquet. In addition, in order to perceive how the physical space of the party interfered in the regulating of the body of the diner, with its hierarchies and norms, we examined the plant of the Villa del Casale, located in the region of the Piazza Armerina, in Sicily. In relation to the theoretical terms, we use the concept of representation; of body; of sociability; of space; of feast; of discipline; and of identity. Regarding the adopted methodology, we applied Laurence Bardin's Content Analysis method in reading the documenteng
dcterms.creatorAndrade, Jenny Barros-
dcterms.formatTextpor
dcterms.issued2018-09-14-
dcterms.languagepor-
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqHistória-
dc.publisher.courseMestrado em Históriapor
dc.contributor.refereeLima Neto, Belchior Monteiro-
dc.contributor.refereeSilva, Érica Cristhyane Morais da-
dc.contributor.refereeVenturini, Renata Lopes Biazotto-
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