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Título: Ontologia nos Estudos Organizacionais: uma Investigação Indutiva/etnográfica para a Organização Escolar Pública Capixaba
Autor(es): Américo, Bruno Luiz
Orientador: Morais, César Augusto Tureta de
Coorientador: Clegg, Stewart Roger
Data do documento: 29-Ago-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A presente tese utiliza um método indutivo e etnográfico como um meio de desenvolver estudos organizacionais que não aceitem a priori conceitos e teorias muitas vezes forjados a partir de diferentes lógicas e realidades que acabam direcionando o olhar do pesquisador e a própria pesquisa nas organizações brasileiras. A organização escolhida para desenvolver a pesquisa foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Vila Regência (EEEFM VR), que faz parte da Secretaria de Estado da Educação do Estado do Espírito Santo (SEDU). O caminho metodológico permitiu uma contribuição ao campo de estudos críticos em administração (ECA), já que demonstrou que a organização escolar pública estudada não é oprimida pela SEDU ou resiste de forma contundente as normas desta secretaria de estado da educação. Ao invés, a EEEFM VR inclui as normas da SEDU para produzir fatos e artefatos organizacionais inovadores, como projetos educacionais (ambientais, sociais, políticos) que acabam sendo premiados, gerando recursos para a organização escolar reinvestir no desenvolvimento de novos projetos. Nessa esteira, a presente tese debate como esta organização desenvolveu a oferta singular de educação no local, gerou circuitos de credibilidade (ou não) para suas produções, lidou com controvérsias geradas em torno da oferta da educação por meio de projetos educacionais e conseguiu construir e enact a oferta da educação ao longo do ano escolar de 2016.
The present thesis uses an inductive and ethnographic method as a means to develop organizational studies that do not accept a priori assumptions – concepts and theories often forged from different logics and realities – that end up guiding the researcher’s own investigation. The organization chosen to develop the research was the Escola Estadual de Ensino Fundamental e Meio Vila Regência (EEEFM VR), which is part of the State Secretariat of Education of the State of Espírito Santo (SEDU). The methodological path allowed a contribution to the field of critical management studies (CMA), since it demonstrated that the studied public school organization is not oppressed by SEDU or strongly resists the norms of this secretariat of education. Instead, the EEEFM VR includes SEDU’s standards for producing innovative organizational facts and artefacts, such as educational (environmental, social, political) projects that are ultimately rewarded, generating resources for the school organization to reinvest in the development of new projects. In this vein, this thesis also discusses how this organization developed the unique offer of education in the locality, generated credibility circuits (or not) for its productions, dealt with controversies generated around the offer of education through educational projects and managed to construct and enact the provision of education throughout the 2016 school year
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10467
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