Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10561
Título: Rede de sensores sem fio de baixo custo para o monitoramento da umidade do solo em cultivos irrigados
Autor(es): HOTT, M. O.
Orientador: REIS, E. F.
Data do documento: 28-Set-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: HOTT, M. O., Rede de sensores sem fio de baixo custo para o monitoramento da umidade do solo em cultivos irrigados
Resumo: A utilização de rede de sensores sem fio (RSSF) tem se mostrado uma tecnologia eficiente e promissora para o uso racional da água, possibilitando o monitoramento remoto do teor de água no solo. A obtenção de dados de umidade atualizados contribui para aumentar a eficiência no uso da água, prevenindo o excesso e o déficit hídrico, proporcionando incremento em produtividade, além de reduzir impactos ambientais associados à irrigação. Com a realização desta pesquisa, objetivou-se implementar uma RSSF utilizando equipamentos de baixo custo, com capacidade de se comunicar com aparelho celular para informar ao usuário sobre a umidade atual do solo. A RSSF foi implementada em laboratório e posteriormente teve o desempenho avaliado em laboratório e em campo cultivado com cafeeiro Conilon. Foram ajustadas curvas de calibração para quatro modelos de sensor de umidade do solo, os quais foram avaliados visando selecionar os que seriam utilizados para analisar o desempenho da RSSF no monitoramento da umidade do solo. O desempenho da RSSF implementada foi alto, com taxa de entrega de pacotes superiores a 86% em laboratório e 81% em campo. As curvas de calibração ajustadas para os quatro modelos de sensor apresentaram alta correlação (r>0,9) entre o sinal lido pelo sensor e a umidade do solo. Com relação ao monitoramento da umidade do solo, o desempenho da RSSF variou em função do modelo de sensor utilizado. Utilizando o sensor UFES, o desempenho da RSSF foi ótimo, enquanto com o sensor HL 69 o desempenho foi péssimo. A RSSF demostrou alto potencial para ser utilizada como ferramenta na tomada de decisão sobre o momento de irrigar. Palavras-chave: manejo da irrigação, sensor de umidade do solo, agricultura irrigada, calibração de sensor.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10561
Aparece nas coleções:PPGPV - Teses de doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_9644_Marlla de OIliveira Hot.PDF54 BAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.