Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10598
Título: O professor de Ciências: uma análise do impacto sociocultural no Ensino Fundamental
Autor(es): REGO, G. D.
Orientador: PRADO, G. M.
Data do documento: 6-Jun-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: REGO, G. D., O professor de Ciências: uma análise do impacto sociocultural no Ensino Fundamental
Resumo: O presente trabalho visa apresentar e discutir as dificuldades que os docentes da área de Ciências encontram ao se depararem com diferentes realidades e meios socioculturais. Para tal, são evidenciados aspectos históricos, não só das áreas social e cultural, mas também da área de ciências, contemplada como disciplina no currículo do ensino fundamental. São trabalhadas ao longo do texto, as questões que construíram a escola atual no Brasil e as leis que a regem, no intuito de revelar e localizar os sujeitos investigados. Além disso, evidencia-se a discussão curricular, onde o currículo torna-se um objeto de estudo e parte fundamental do exercício docente. O trabalho apresenta no decorrer do texto, problemáticas e discussões relacionadas às diferentes áreas do saber que permeiam a pesquisa, construindo-as historicamente e traçando suas conexões. Edifica-se então, uma base para a abordagem dos objetivos e a localização do sujeito pesquisado, sua perspectiva e a análise de seu discurso.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10598
Aparece nas coleções:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_12142_80 - GREYSI DIAS RÊGO.pdf1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.