Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10608
Título: O presente : algumas reflexões acerca das relações entre espelho, fotografia e espectador nos quadri specchianti de Michelangelo Pistoletto
Autor(es): Rocha, Raiara Kellem Cardoso
Orientador: Cirillo, Aparecido José
Data do documento: 15-Mar-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A década de 1960 foi marcada por grandes mudanças. Categorizações entremeadas ao campo da arte foram flexibilizadas e práticas que permitiram reconfigurar o papel do espectador nas obras e nas exibições artísticas foram instituídas. Nesse cenário de grandes transformações, o artista italiano Michelangelo Pistoletto iniciou a produção dos Quadri specchianti, trabalhos compostos de imagens pictóricas e/ou fotográficas sobrepostas em superfícies espelhadas. O jogo de relações, proposto por Pistoletto, por meio dos elementos escolhidos para compor as obras, indicam o intuito de efetivar um processo interativo carregado de complexidade, que se tornou ponto de partida para o alcance do objetivo desta pesquisa: investigar e discutir questões relativas à participação do espectador. A fim de atingir o propósito apresentado, e igualmente abordar, de modo mais preciso, outros aspectos enleados às obras, as reflexões estenderam-se para incluir as relações institucionais do artista, a poética de criação dos trabalhos e certas mudanças ocorridas no processo de interação do público após a popularização da fotografia e das mídias sociais. Palavras-chave: Pistoletto, Michelangelo. Mídia social. Fotografia. Criação (Literária, artística, etc.)
The 1960s were marked by major changes. Categorizations interspersed with the field of art were flexibilized and practices that allowed reconfiguring the role of the spectator in the works and artistic exhibitions were instituted. In this scenario of major modifications, the Italian artist Michelangelo Pistoletto began the production of the Quadri specchianti (Mirror Paintings), a series of pictorial and/or photographic images superimposed on mirrored surfaces. The set of relations, proposed by Pistoletto, through the elements chosen to compose the works, indicate the intention to carry out an interactive process loaded with complexity, which became the starting point for reaching the objective of this research: to investigate and to discuss participation of the spectator. In order to achieve the purpose presented, and also to approach, more accurately, aspects related to the works, the reflections were extended to include the institutional relations of the artist, the poetics of creation of works and certain changes occurred in the process of interaction of the public after the popularization of photography and social media
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10608
Aparece nas coleções:PPGA - Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_11901_Dissertação de Mestrado - Raiara K. C. R..pdf2.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.