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Título: Representações de federalismo e sistema nacional de educação no pensamento de Rui Barbosa
Autor(es): Silva, Hebert Santos da
Orientador: Araújo, Gilda Cardoso de
Palavras-chave: Federalismo
Sistema Nacional de Educação
Rui Barbosa
Federalism
Data do documento: 31-Ago-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo geral analisar a forma como Rui Barbosa conciliou a defesa da adoção do estado federativo com a ideia de formar um sistema nacional de educação no Brasil, na segunda metade do século XIX. Para tanto, discorremos sobre as representações feitas a respeito do pensamento educacional e federativo de Rui Barbosa, relacionamos a trajetória do pensamento do autor e seu lugar social com suas concepções sobre descentralização administrativa do Estado e centralização da organização da instrução pública, de modo a perceber as representações feitas por Rui Barbosa sobre a situação do ensino no Brasil em seus escritos. Por ser uma pesquisa de natureza historiográfica, foram utilizadas como fontes primárias os volumes IX (tomo I) e X (tomo I ao IV) das Obras completas de Rui Barbosa, por nestas estarem contidos os famosos pareceres sobre a Reforma do Ensino Secundário e Superior e a Reforma do Ensino Primário e várias Instituições Complementares da Instrução Pública, respectivamente. Além dos volumes citados, trabalhamos também com a obra Queda do Império, como fonte dos argumentos justificadores da opinião federalista do autor. Tais análises documentais à luz da História Cultural francesa e as noções de representação e lugar social nos serviram de aporte para responder nossa principal questão de investigação: como Rui Barbosa concilia os conceitos de federalismo e sistema nacional de educação em seus escritos? Com essa indagação, analisamos as fontes, chegando à conclusão de que tanto o federalismo, quanto a adoção de um sistema nacional de ensino fazem parte de um mesmo projeto de modernização conservadora proposto por Rui Barbosa para a sociedade brasileira.
This dissertation aimed to analyze how Rui Barbosa reconciled the defense of the adoption of the federative state with the idea of forming a national education system in Brazil in the second half of the nineteenth century. To do so, we discuss the representations made about Rui Barbosa's educational and federative thinking, we relate the trajectory of the author's thought and its social place with his conceptions about administrative decentralization of the State and centralization of the organization of public instruction, in order to perceive the representations made by Rui Barbosa on the situation of teaching in Brazil in his writings. As a research of a historiographical nature, the volumes IX (volume I) and X (volume I to IV) of the Complete Works of Rui Barbosa were used as primary sources, because they contained the famous opinions on the Reformation of Secondary and Higher Education and the Reform of Primary Education and several Supplementary Institutions of Public Instruction, respectively. In addition to the cited volumes, we also work with the work Queda do Império, as a source of the justificatory arguments of the author's federalist opinion. Such documentary analyzes in the light of French Cultural History and the notions of representation and social place served as a contribution to answer our main research question: how does Rui Barbosa reconcile the concepts of federalism and national education system in his writings? With this question, we analyze the sources, arriving at the conclusion that both federalism and the adoption of a national education system are part of the same conservative modernization project proposed by Rui Barbosa for Brazilian society.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10626
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