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Título: Clima organizacional : percepção dos TAE's do Departamento de Gestão de Pessoas de uma IFES
Autor(es): Zardo, Cinthia Soares
Orientador: Soares, Marison Luiz
Data do documento: 29-Nov-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O tema clima organizacional tem sido objeto de grande interesse nos últimos anos, tanto no meio acadêmico como no empresarial. Observou-se que no meio acadêmico o interesse deve-se ao fato de que por meio da análise das diversas dimensões e fatores que compõem o que é denominado clima organizacional, aprofunda-se o estudo sobre o comportamento humano nas organizações. Neste sentido, estudiosos de diversas áreas ocuparam-se da pesquisa sobre o comportamento humano nas organizações, a interação entre indivíduos, causas que impulsionavam ou desestimulavam a realização das atividades, e a influência do fator humano na produtividade e no desempenho organizacional. A proposta desta pesquisa foi mostrar os aspectos relacionados ao clima organizacional na percepção dos servidores públicos do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), sendo o tema de alta relevância para o direito contemporâneo e para a dignidade da pessoa humana no ambiente de trabalho. A preocupação refere-se à valorização das pessoas como um dos elementos mais importantes da estrutura organizacional, razão pela qual surgiu a seguinte indagação: Qual o nível de satisfação dos servidores lotados no Departamento de Gestão de Pessoas, vinculado a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFES? A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva para melhor compreensão do tema pesquisado e as etapas para levantamento das informações foram realizadas em dois momentos, no primeiro momento o levantamento bibliográfico e, no segundo, a aplicação de um questionário de perguntas fechadas e abertas aos servidores públicos do setor, num total de 31 entrevistados. Como conclusão, as análises dos dados sugerem que a maioria dos funcionários apontou como aspecto negativo, em direção à melhora da estrutura fisica do setor, demonstrando por sua vez que, aspectos relacionados a apoio do gestor, reconhecimento e coesão ente os colegas está entre os indicadores de maior satisfação dos entrevistados. A linha de pesquisa do presente estudo se enquadra como Gestão de Operações no Setor Público e, como produto técnico, no caso do mestrado profissional, além de sugestões apresentadas para outras pesquisas, em apêndice, apresenta-se o Relatório Diagnóstico com o Plano de Ação, a ser entregue à UFES, propondo mudanças com relação ao problema percebido, de modo que a organização seja capaz de analisá-lo, ajustá-lo, se necessário, e implementá-lo.
The theme organizational climate has been object of great interest in recent years, both in academia and in business. It was observed that in the academic environment the interest is due to the fact that through the analysis of the several dimensions and factors that make up what is denominated organizational climate, the study of human behavior in organizations is deepened. In this sense, scholars from various areas were engaged in research on human behavior in organizations, interaction between individuals, factors that stimulated or discouraged the performance of activities, and the influence of the human factor on productivity and organizational performance. The purpose of this work was to show the aspects related to the organizational climate in the perception of public servants of the Department of People Management (DGP) of the Federal University of Espírito Santo (UFES)? The concern refers to the appreciation of people as one of the most important elements of the organizational structure, which is why the following question emerged: What is the level of satisfaction of crowded servers in the UFES Pro-Rector's Office of People Management? This research is justified because it treats the subject of high relevance for contemporary law, the dignity of the human person in the work environment. The methodology used was the descriptive research to better understand the researched topic. The steps to gather information were carried out in two moments, the first time the bibliographic survey and, in the second, the application of a questionnaire of closed and open questions to public sector employees, a total of 31 respondents. The final conclusions showed that most of the employees pointed out as negative aspect, towards the improvement of the physical structure of the sector. In turn, what aspects related to the manager's support, recognition and cohesion among colleagues are among the indicators of satisfaction among respondents. The research line of the present work fall as Management of People in the Public Sector. As a technical product, in the case of the professional master's degree, in addition to suggestions presented for other researches, the appendix presents the Diagnostic Report with the Action Plan, to be submitted to UFES, proposing changes in relation to the perceived problem, so that the be able to analyze it, adjust it if necessary, and implement it.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10633
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