Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10636
Título: Programa de estudantes-convênio de graduação (PEC-G) : percepção da vivência de estudantes-convênio em uma instituição pública de ensino superior
Autor(es): Silva, Frederico Luiz Rigoni e
Orientador: Corassa, Maria Auxiliadora de C.
Data do documento: 3-Set-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A internacionalização tem sido uma preocupação crescente das Instituições de Ensino Superior Brasileira, principalmente pela presença de alunos estrangeiros em diversas universidades. O objetivo desta pesquisa é avaliar a percepção da experiência discente no Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), incluindo ex-alunos e alunos matriculados no primeiro semestre de 2018 na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O PEC-G é um Programa de mobilidade estudantil e foi desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores e da Educação do Brasil, para ser um instrumento de cooperação educacional entre o governo brasileiro e alguns países em vias de desenvolvimento, principalmente da África, América Latina, Caribe e Ásia. As dissertações referentes à temática PEC-G e, principalmente, o Decreto nº 7948/2013, que dispõe sobre o Programa, foram utilizados aqui como embasamento teórico. A metodologia consistiu em realizar um levantamento dos dados sobre o Programa na Ufes, conduzir entrevistas semiestruturadas com os alunos que possuem matrícula ativa no Programa no primeiro semestre de 2018, bem como aplicar um questionário semiaberto com os ex-alunos. Tal pesquisa foi realizada a fim de perceber as vicências dos alunos PEC-G, desde a sua inscrição para participar do Programa até a conclusão da graduação. Por meio do levantamento das informações, aliados aos relatos das vivências dos alunos e ex-alunos do Programa, criou-se uma proposta de orientação aos estudantes interessados em se graduar na Ufes por meio do Programa PEC-G. Palavras-chave: Programa PEC-G; Vivência; Ufes.
Internationalization has been a growing concern of Brazilian Higher Education Institutions, especially because of the presence of foreign students in various universities. The objective of this research is to assess the perception of the student experience in the Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), including former and current students enrolled in the first semester of 2018, in the Federal University of Espírito Santo. PEC-G is a student mobility program developed by the Ministry of Foreign Affairs and the Ministry of Education of Brazil, to be an instrument of educational cooperation among the Brazilian government and some developing countries, especially those in Africa, Latin America, the Caribbean, and Asia. The papers referring to PEC-G theme, mainly the 7.948/2013 Decree, which regulates the Program, were used here as theory basis. The methodology consisted of data collection about the Program in Ufes, semi structured interview with students who have active enrollment in the Program in the first semester of 2018, as well as a semi open questionnaire with former students. This research was carried out in order to assess the experiences of PEC-G students since their registration to participate in the Program until their undergraduate degree completion. Through the data gathered plus the experience reports of former and current students of the Program, important information about students’ perspective was structured as well as relevant for the management of the Program at Ufes.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10636
Aparece nas coleções:PPGGP - Dissertações de mestrado profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_12416_Dissertação - Frederico Rigoni - PEC-G -FINAL.pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.