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Título: Clima organizacional no serviço público : um estudo com servidores da UFES, campus de São Mateus
Autor(es): Tybel, Aidran de Jesus
Orientador: Pozo, Osmar Vicente Chévez
Data do documento: 26-Out-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar o clima organizacional da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Campus São Mateus, a fim de diagnosticar o clima existente e identificar os fatores que interferem no ambiente de trabalho, a partir da percepção dos servidores inseridos nessa instituição, de modo que tal análise possa servir de ferramenta gerencial para as decisões sobre a prática de gestão de pessoas no Campus. Optou-se por fazer um estudo aplicado e descritivo, do tipo estudo de caso, de natureza qualitativa e quantitativa, utilizando-se como instrumento de coleta de dados o modelo elaborado e validado por Rizzatti (2002), adaptado em 2005 por Rizzatti e Rizatti Júnior, o qual embasou a formulação de questionários com questões fechadas e abertas, além da observação participante. Esse instrumento se propõe a analisar o clima organizacional especificamente em universidades públicas a partir da avaliação de seis categorias e seus respectivos componentes: Imagem e Avaliação Institucional; Desenvolvimento de Recursos Humanos, Benefícios e Incentivos; Organização e Ambiente de trabalho; Relacionamento Interpessoal; Sucessão Político-Administrativa e Comportamento das Chefias; Satisfação Pessoal. O público alvo da pesquisa constituiu-se de uma amostra estratificada proporcional de 93 servidores, sendo 42 técnico-administrativos em educação (TAEs) e 51 docentes da organização pesquisada. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de um questionário on-line. Os resultados encontrados indicaram um clima mediano, com pontos a melhorar em todas as categorias avaliadas, sendo que a categoria Organização e Ambiente de Trabalho foi a única diagnosticada com uma percepção negativa do clima. Por fim, os resultados alcançados nas questões abertas indicaram a necessidade de maior integração entre os servidores e melhor gestão de conflitos. Ao final, apresentou-se como produto dessa dissertação o projeto intitulado: Programa de Socialização Organizacional, de modo a possibilitar ações e ajustes no modelo de gestão de pessoas no Campus de São Mateus.
The objective of this study was to analyze the organizational climate of the Federal University of Espírito Santo (UFES), Campus São Mateus, in order to diagnosing the existing climate and identifying the factors that interfere in the work environment, based on the perception of the employees included in this institution, so that such an analysis could serve as a managerial tool for decisions about the practice of managing people in the Campus. It was decided to make an applied and descriptive study, a case study of qualitative and quantitative nature, using as a data collection tool the model elaborated and validated by Rizzatti (2002), adapted in 2005 by Rizzatti and Rizatti Júnior, which supported the formulation of questionnaires with closed and open questions, as well as participant observation. This instrument aims at analyzing the organizational climate specifically in public universities based on the evaluation of six categories and their respective components: Image and Institutional Evaluation; Development of Human Resources, Benefits and Incentives; Organization and Work Environment; Interpersonal Relationship; PoliticalAdministrative Succession and Leadership Behavior; Personal Satisfaction. The target audience of the research consisted of a stratified proportional sample of 93 employees, 42 of whom were administrative technicians in education (TAEs), and 51 were teachers in the Institution. The data collection took place through the application of an online questionnaire. The results found indicated a median climate with points to improve in all of the categories evaluated, and the Organization and Work Environment category was the only one diagnosed with negative climate perception. Finally, the results achieved in the open questions indicated the need for greater integration between the servers and a better management of conflicts. At the end, the project which is entitled “Organizational Socialization Program” was presented as a product of this dissertation, in order to make possible for actions to be taken and adjustments to made in the people management model in the São Mateus’ Campus.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10637
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