Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10686
Título: CONTRIBUIÇÃO À PREVISÃO DE VIDA ÚTIL DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO SUJEITAS À CORROSÃO POR TRANSPORTE DE CLORETOS. UMA ABORDAGEM AO FLUXO CONVECTIVO DE ÍONS CLORETO.
Autor(es): SUZANA, A. B. P.
Orientador: CALMON, J.L.
Coorientador: FRASSON, A. M. F.
Data do documento: 4-Dez-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SUZANA, A. B. P., CONTRIBUIÇÃO À PREVISÃO DE VIDA ÚTIL DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO SUJEITAS À CORROSÃO POR TRANSPORTE DE CLORETOS. UMA ABORDAGEM AO FLUXO CONVECTIVO DE ÍONS CLORETO.
Resumo: O concreto, como material de construção, é instável ao longo do tempo e suas alterações comprometem o desempenho de uma estrutura. A corrosão da armadura é um dos grandes problemas que as estruturas de concreto armado enfrentam por causa da redução substancial da área de aço, da perda de aderência, da formação de fissuras e lascamento do concreto e a causa principal é o ataque de cloretos. Ao longo das últimas décadas, diversas pesquisas foram desenvolvidas com o intuito de prever a vida útil de estruturas de concreto armado sujeitas ao ataque de cloretos. Com essas pesquisas, surgiram uma variedade de modelos para auxiliar os engenheiros. Esse trabalho apresenta uma contribuição à previsão de vida útil de estruturas de concreto armado. Alguns modelos serão analisados e será desenvolvido um modelo numérico utilizando a técnica de elementos finitos com base nos aspectos que foram analisados dos outros modelos. O modelo numérico desenvolvido leva em consideração as flutuações ambientais da umidade e da temperatura, a ligação de cloretos, a difusão e a convecção. São resolvidas 3 equações acopladas: transferência de calor, fluxo de umidade e transporte de cloretos. O modelo é aplicado á uma viga em região marinha na cidade de Vitória, ES e os resultados são comparados com a solução analítica e com o modelo de Dominicini (2016), já validado.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10686
Aparece nas coleções:PPGEC - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_11569_Ana Beatriz Suzano.pdf3.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.