Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10688
Título: Análise da Influência do Diafragma Externo na Ligação Entre Viga de Seção i e Pilar Tubular de Seção Circular
Autor(es): RANGEL, A. C. S. S.
Orientador: AZEVEDO, M. S.
Palavras-chave: diafragma externo
ligação viga-pilar
perfil tubular
análi
Data do documento: 9-Ago-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: RANGEL, A. C. S. S., Análise da Influência do Diafragma Externo na Ligação Entre Viga de Seção i e Pilar Tubular de Seção Circular
Resumo: O uso do diafragma externo na ligação entre viga de seção I e pilar tubular de seção circular tem por objetivo o aumento na eficácia da transferência dos esforços entre estes elementos. O estudo dos diafragmas teve início na década de 1970, no Japão, onde foram feitas análises teóricas e experimentais da sua aplicação. No Brasil, as pesquisas iniciaram em 2005, quando Carvalho (2005) realizou as primeiras análises numéricas com e sem o uso de diafragma externo na ligação. A norma brasileira ABNT NBR 16239:2013 não trata do dimensionamento deste tipo de ligação, que é contemplado somente por Kurobane (2004) do Comité International pour Le Développement et lEtude de La Construction Tubulaire (CIDECT). O objetivo deste estudo foi analisar o comportamento do diafragma externo em ligações entre viga de seção I e pilar tubular de seção circular. Análises numéricas foram realizadas variando a geometria do diafragma externo e verificando sua eficácia quando submetido a cargas nas vigas e no pilar. O diafragma se mostrou um mecanismo eficaz para aumento da rigidez inicial e da resistência da ligação proporcionando ganhos de resistência que variam de 30 a 173%, dependendo da geometria. Quando o pilar é submetido a carga axial, verifica-se que o modelo sem diafragma, apresenta redução gradual de até 17% no momento último, enquanto que o modelo com a menor dimensão de diafragma, apresenta redução de somente 3,2% em sua resistência.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10688
Aparece nas coleções:PPGEC - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_12504_ANA CAROLINA SCAMPINI RANGEL ORRICO.pdf2.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.