Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10689
Título: INTEROPERABILIDADE Bim e Bem: Avaliação de Eficiência do Sistema na Análise Energética de Edifícios
Autor(es): PRETTI, A. L. M.
Orientador: CALMON, J.L.
Palavras-chave: Interoperabilidade
BIM
BEM
IFC
gbXML
eficiência energét
Data do documento: 29-Jun-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: PRETTI, A. L. M., INTEROPERABILIDADE Bim e Bem: Avaliação de Eficiência do Sistema na Análise Energética de Edifícios
Resumo: A crescente demanda energética impõe quebra de paradigmas no que diz respeito às questões das fontes geradoras e os meios de tornar a sua utilização mais sustentável. A indústria da construção civil possui o papel importante, considerando que o consumo energético do setor é bastante significativo em todo o ciclo de vida de uma edificação, no entanto, uma série de ferramentas tem surgido com intuito de tornar o setor de Arquitetura, Engenharia e Construção AEC, mais eficiente e com menor impacto ambiental, sendo o Building Information Modeling BIM e os programas de modelagem energética da edificação (BEM Building Energy Modeling) integrantes deste grupo. A pesquisa avaliou o desempenho da interoperabilidade entre as ferramentas do BIM e BEM após o compartilhamento dos modelos Referência e Ajustado, e os seus parâmetros calculados pelo Método Prescritivo do RTQ-C. Os modelos criados da edificação padrão tiveram as suas envoltórias detalhadas na ferramenta do BIM da Autodesk®, o Revit® Architecture e compartilhados com as ferramentas BEM Green Building Studio; EnergyPlus; eQUEST; DesignBuilder; IES-VE; OpenStudio e Insight por meio de dois formatos padrões de interoperabilidade, IFC e gbXML, e os derivados do gbXML IDF e INP. Três ferramentas não realizaram as simulações após a interoperabilidade, sejam importando arquivos gbXML e IFC ou carregando os arquivos IDF e INP. Entre as ferramentas que realizaram as simulações, somente o EnergyPlus apresentou resultado coerente e consistente após carregar os arquivos IDF derivados do gbXML da ferramenta Green Building Studio e do plugin Insight. Palavras-chave: Interoperabilidade, BIM, BEM, IFC, gbXML, eficiência energética.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10689
Aparece nas coleções:PPGEC - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_12505_Diss_Mestrado_Argeu_Maioli_Pretti.pdf40.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.