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Título: Jogo de tabuleiro para gestão de projetos de infraestrutura rodoviária.
Autor(es): Moraes, Mônica Nogueira de
Orientador: Cardoso, Patrícia Alcântara
Data do documento: 7-Mai-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Atualmente, são exigidos dos engenheiros mais do que os conhecimentos técnicos, sendo requisitados profissionais com visão holística e habilidades empreendedoras. Porém, as pessoas não nascem com habilidades de gerenciamento, e os gerentes de projetos acabam sendo moldados por suas próprias experiências. O recém-formado entra no mercado de trabalho com pouca experiência prática, e por meio de metodologias experienciais, os professores podem diminuir a insegurança do aluno e proporcionar um ambiente de desenvolvimento de aptidões. Diferentes estratégias estão sendo empregadas para atingir este nível de ensino e os jogos são uma das formas de desenvolver habilidades usando a experiência do próprio indivíduo. A utilização dos jogos sérios possibilita ao alunado aprender em um ambiente simulado com sua própria experiência. Vários jogos analógicos e computacionais foram desenvolvidos para ensinar gerenciamento de projetos ou disciplinas de engenharia. Este trabalho descreve o desenvolvimento e a avaliação de um jogo de tabuleiro que ensina gerenciamento de projetos em um contexto de obras de estrada de forma interdisciplinar. O jogo simula uma rede de estradas com problemas reais de construção, onde o jogador deve gerenciar o projeto e a construção de uma das rodovias, para assim ganhar experiência prática de gerenciamento de projetos e aprender além dos aspectos técnicos da Engenharia. A construção e avaliação deste jogo considerou três aspectos de jogos sérios: a realidade, o propósito e a imersão. A avaliação do jogo foi realizada através da aplicação de questionários aos jogadores antes e depois das jogadas. Os questionários verificaram também que habilidades, além da tomada de decisão, podem ser desenvolvidas através dos jogos. Os resultados mostraram que o atual jogo de tabuleiro tem capacidade de ensinar conteúdo, melhorar habilidades gerenciais, engajar os jogadores e traze-los mais próximo à realidade do contexto em estudo. Através desta pesquisa foi modelado um jogo para educação em engenharia, o qual pode contribuir também para a aprendizagem organizacional nas empresas, abrir espaço para discussão entre os profissionais das áreas envolvidas no jogo e prover um meio diferente de desenvolver habilidades gerenciais em profissionais e estudantes de gerenciamento de projetos e de projetos de infraestrutura rodoviária.
Nowadays, more than technical knowledge are required from engineers, being required professionals with a holistic vision and entrepreneurial skills. But people are not born with management skills, and project managers end up being shaped by their own experiences. The students enters the job market with little practical experience, and teachers can reduce student insecurity and provide a skills development environment through experiential methodologies. Different strategies are being employed to achieve this type of learning, and games are one of the ways to develop skills using the individual's own experience. The use of "serious games" enables the student to learn in a simulated environment with their own experience. Several analogic and virtual games were developed to teach project management or engineering disciplines. This paper describes the development and evaluation of a board game that teaches project management in a context of road construction in an interdisciplinary way. The game simulates a network of roads with real problems, where the player must manage the project and the construction of one of the highways, to gain practical experience of project management and to learn beyond the technical aspects of Engineering. The construction and evaluation of this game considered three aspects of serious games: reality, purpose and immersion. The evaluation of the game was done through the application of questionnaires to the players before and after the plays. The questionnaires also verified that skills, in addition to decision making, can be developed through games. The results showed that the current board game is capable of teaching content, improving managerial skills, engaging players and bringing them closer to the reality of the context under study. Through this research was modeled a game for engineering education, which can also contribute to organizational learning in companies, open space for discussion among professionals in the areas involved in the game and provide a different way to develop managerial skills in professionals and students of project management and road infrastructure projects.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10697
Aparece nas coleções:PPGEC - Dissertações de mestrado



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