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Título: EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PRÁTICA NA ESCOLA
Autor(es): SANTOS, E. C.
Orientador: SILVA, D. S. V.
Data do documento: 3-Ago-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Devido à grande demanda de conhecimento sobre educação financeira, essa dissertação tem como objetivo treinar formadores em educação financeira na escola , já que seria o melhor ,momento para iniciar essa prática, o mais cedo possível. Com a pluralidade de conhecimento que o tema requer, debateremos aqui assuntos como as técnicas de planejamento, sustentabilidade, no âmbito pessoal e global, econômica, finanças na formação de consumidores sustentáveis e conscientes, pela visão de matemáticos e profissionais da administração, economia e contábeis sobre a matemática financeira, unidos em um só trabalho. Em quatro capítulos, iremos abordar os conceitos necessários para gerar suporte teórico para a educação financeira, trazendo uma linguagem diferenciada dos livros utilizados, valorizando a matemática nas construções das fórmulas e deixando de ser apenas um ato mecânico, porém sem esquecer das otimizações para as resoluções dos cálculos feitos por tais livros. Uniremos a lógica da matemática e à compreensão do prazer da compra, dos movimentos da economia ao mercado, e nos posicionaremos como educadores financeiros,propondo uma atividade onde o professor poderá trabalhar com os alunos em sala, confrontando com os problemas do seu cotidiano. Deve-se ressaltar que em nenhum momento as ponderações aqui apresentadas serão ideias únicas e absolutas, haja vista que a educação financeira não é estática, devido as variáveis humanas não mensuráveis matematicamente, tais como anseios, desejos, prazeres e felicidade, etc. Conheceremos a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e entenderemos a relação dela com os países associado, e assim como e compreender que a partir desse trabalho, no Brasil surge como uma ação de políticas pública a ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira), para educação financeira, que teve com um de seus passos a criação do projeto piloto da Educação Financeira nas Escola.
Due to the huge lack of knowledge in financial education, this dissertation’s goal is to train teachers in financial education in the school, since it would be the best moment to start this practice, as soon as possible. With the plurality of knowledge that the subject requires, we’ll discuss issues such as planning techniques, personal and global sustainability, economics, finances in formation of a sustainable consumer, through the vision of mathematicians and professionals in administration, economics and accounting, all in one. Throughout four chapters we’ll discuss the essential concepts to generate theoretical support in financial education, bringing a different language than the used in the books, valuing the mathematics in the construction of formulas, leaving behind the mechanical act, although not forgetting the optimizations in the resolutions made by such books. We’ll unite the logic of math to the understand of shopping pleasure, the movements of economy to the market, and position ourselves as financial educators, proposing an activity which the teacher can work with the students in the classroom, confronting problems of their daily lives. It should be reinforced that at no time will the consideration presented here will be unique and absolute, given that financial education is not static, due to the human variables not mathematically measurable, such as yearning, desires, pleasures and happiness, etc. We’ll meet the OECD (Organization for Economic Co-operation and Development), and understand its relationship with the associated countries, and so on see that from this work, Brazil created the ENEF (National Financial Education Strategy) for financial education in a public policy action. It had within one of its first steps the creation of a pilot project of Financial Education in Schools.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10799
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