Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10801
Título: APLICAÇÕES DO SOFTWARE GEOGEBRA AO ENSINO DE FUNÇÕES
Autor(es): OLIVEIRA, M. P.
Orientador: Moacir Rosado Filho
Data do documento: 27-Ago-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: OLIVEIRA, M. P., APLICAÇÕES DO SOFTWARE GEOGEBRA AO ENSINO DE FUNÇÕES
Resumo: Esse trabalho consiste na apresentação de uma possibilidade para o ensino de funções a partir de construções experimentais, utilizando o software GeoGebra para auxiliar a construção, a visualização e a compreensão dos gráficos de algumas funções. Apresentamos uma prática didática que traz atividades nas quais os estudantes têm a oportunidade de elaborar o gráfico das funções e efetuar modificações, tendo que pensar o que fazer em cada situação e perceber as regularidades, estabelecendo assim, estratégias de investigação. As atividades apresentadas foram feitas norteadas na experiência do autor em trabalhar com as séries iniciais do ensino médio em uma escola particular do Estado do Espírito Santo. Sabemos que é relevante, contemporaneamente, o desenvolvimento de uma cultura informática no interior da escola. Como professores, devemos estar cientes que em razão da crescente informatização da sociedade, a presença de computadores na instituição de ensino deve ser examinada com uma realidade que não cabe mais discutir, mas cujo real significado precisa ser construído. Na busca da obtenção por um aprendizado mais eficaz, devemos estar preparados para gerir e fazer uso eficaz dessas novas tecnologias, observando seus prós e contras, e como elementos fundamentais do processo ensino e aprendizagem, sempre buscar atingir um ponto de equilíbrio. Sendo o computador um dos instrumentos tecnológicos utilizados no ambiente escolar, realizamos o estudo relacionando o computador, o estudo das funções e o seu processo educativo escolar. Por meio de um programa com recursos do tipo desenho em movimento, o GeoGebra, possibilitamos ao estudante ações como experimentar, interpretar, visualizar, induzir, conjeturar, abstrair, generalizar e, por fim, demonstrar. Concluímos que o uso das novas tecnologias na sala de aula é um grande aliado no ensino da matemática, na condição de que se faça um planejamento adequado com objetivos a serem alcançados.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10801
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_12918_MARCELO PERES DE OLIVEIRA-DISSERTAÇÃO-GEOGEBRA-FUNÇÕES.pdf1.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.