Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10837
Título: A "FORMA-TELA": modos de pensar a tela do cinema na arte contemporânea
Autor(es): FERREIRA, A. O.
Orientador: VIEIRA JUNIOR, E. M.
Palavras-chave: tela
pintura
cinema
arte contemporânea
espectador
Data do documento: 24-Set-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: FERREIRA, A. O., A "FORMA-TELA": modos de pensar a tela do cinema na arte contemporânea
Resumo: A dissertação investiga questões relacionadas ao uso da tela do cinema nos espaços da arte contemporânea, como a arte desconstrói a tela normatizada da sala de cinema para criar novas relações entre o espectador e a forma-tela dentro desse ambiente. Pensar a incorporação do dispositivo cinematográfico nas práticas contemporânea de arte, o que envolve também, pensar como essas novas práticas se relacionam com o espectador. A pesquisa parte de uma análise sobre o uso da tela na arte, como a pintura de cavalete condicionou nosso olhar, para investigar também, como algumas práticas na arte contemporânea buscaram desconstruir essa lógica. Em seguida, traça uma genealogia do cinema expandido, a fim de entender o contexto em que surgiu essa nova forma de pensar o cinema. E, por fim, a pesquisa busca analisar a obra Line Describing a Cone (1973) de Anthony McCall, entender os seus processos, o modo como utilizou a forma-tela do cinema e as reflexões que essa prática traz. Palavras-chave: tela; pintura; cinema; arte contemporânea; espectador. (Versão provisória)
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10837
Aparece nas coleções:PPGA - Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_12551_dissertação_Alana de Oliveira Ferreira_provisória.pdf2.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.