Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10840
Título: O trabalho com a leitura nos anos iniciais do ensino fundamental divulgado no Portal do Professor do MEC
Autor(es): Rosado, Lara Oliveira
Orientador: Schwartz, Cleonara Maria
Palavras-chave: Ensino da Leitura
Portal do Professor do MEC
Ensino Fundamental inicial
Data do documento: 30-Ago-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este trabalho utiliza como fonte de pesquisa as propostas de ensino da leitura para os anos iniciais do Ensino Fundamental, divulgadas no Portal do Professor do Ministério da Educação (MEC) desde 2008 ano em que o site foi implantado pelo Governo Federal, a partir do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo), em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTIC). Buscamos analisar as concepções de leitura que fundamentavam as propostas de ensino da leitura divulgadas no portal, inclusive na alfabetização. Metodologicamente, o estudo foi realizado seguindo os delineamentos da pesquisa documental e, teoricamente, as contribuições de Mikhail Bakhtin. O corpus documental foi constituído por 124 sugestões de aulas disponibilizadas na plataforma, que demonstraram a predominância das abordagens cognitivista, romântica e utilitarista da leitura nas propostas socializadas pelo MEC. Apenas uma aula apresentava proximidades com a perspectiva discursiva. Em relação às tecnologias, mais da metade das propostas sequer faz uso de algum recurso multimídia, o que evidencia que as propostas de ensino de leitura publicadas mostram distanciamento com os próprios objetivos do portal no que tange inserção de tecnologias da informação nas escolas.
The study analyzes teaching proposals for the reading skill for the initial years of Elementary School published in the Ministry of Education (MEC) Teacher Portal since 2008 – year in which the portal was implemented by the Federal Government, for the National Program of Informatics in Education (Proinfo) in partnership with the Ministry of Science and Technology (MCTIC). The aim of the study was to analyze conceptions of reading underlying the teaching proposals for Reading published in the site, including literacy. Methodologically speaking, the research endeavour followed the documentary research line and, theoretically speaking, it followed the contributions of Mikhail Bakhtin. The corpus is constitued of 124 teaching suggestions available on the Portal that demonstrated the predominance of cognitive, romantic and utilitarian approaches to the teaching of reading in the proposals socialized by MEC. Only one class plan seemed aligned with the discursive perspective. With regards to technology, more than half of the proposals do not make use of any multimedia feature, demonstrating that the teaching proposals are distant from the objectives of the portal regarding the incorporation of information technologies in schools.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10840
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_12827_Dissertaçao Lara Rosado.pdf2.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.