Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10840
Título: O TRABALHO COM A LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVULGADO NO PORTAL DO PROFESSOR DO MEC
Autor(es): ROSADO, L. O.
Orientador: SCHWARTZ, C. M.
Palavras-chave: Ensino da Leitura
Portal do Professor do MEC
Ensino Fundam
Data do documento: 30-Ago-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: ROSADO, L. O., O TRABALHO COM A LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVULGADO NO PORTAL DO PROFESSOR DO MEC
Resumo: Este trabalho utiliza como fonte de pesquisa as propostas de ensino da leitura para os anos iniciais do Ensino Fundamental, divulgadas no Portal do Professor do Ministério da Educação (MEC) desde 2008 ano em que o site foi implantado pelo Governo Federal, a partir do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo), em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTIC). Buscamos analisar as concepções de leitura que fundamentavam as propostas de ensino da leitura divulgadas no portal, inclusive na alfabetização. Metodologicamente, o estudo foi realizado seguindo os delineamentos da pesquisa documental e, teoricamente, as contribuições de Mikhail Bakhtin. O corpus documental foi constituído por 124 sugestões de aulas disponibilizadas na plataforma, que demonstraram a predominância das abordagens cognitivista, romântica e utilitarista da leitura nas propostas socializadas pelo MEC. Apenas uma aula apresentava proximidades com a perspectiva discursiva. Em relação às tecnologias, mais da metade das propostas sequer faz uso de algum recurso multimídia, o que evidencia que as propostas de ensino de leitura publicadas mostram distanciamento com os próprios objetivos do portal no que tange inserção de tecnologias da informação nas escolas.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10840
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_12827_Dissertaçao Lara Rosado.pdf2.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.