Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10841
Título: ATIVIDADES DE LEITURA DE TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO: PROBLEMATIZAÇÕES A PARTIR DE CADERNOS ESCOLARES
Autor(es): MACEDO, R. T.
Orientador: SCHWARTZ, C. M.
Palavras-chave: Cadernos escolares
Atividades de leitura
Alfabetização
Data do documento: 30-Ago-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MACEDO, R. T., ATIVIDADES DE LEITURA DE TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO: PROBLEMATIZAÇÕES A PARTIR DE CADERNOS ESCOLARES
Resumo: Objetiva analisar, a partir de cadernos escolares, atividades de leitura de textos na alfabetização de crianças, no período de 2000 a 2016. Busca responder à seguinte questão: que tipo de atividades de leitura de textos, materializadas nos cadernos escolares, vem sendo mais recorrentes na alfabetização de crianças? Teoricamente, fundamenta-se na abordagem bakhtiniana de linguagem e do seu Círculo, como Bakhtin (1992), Geraldi (2002), Bakhtin e Volochínov (2014) e Bakhtin (2015), que abordam dimensões de texto, sujeito e leitura. A metodologia utilizada foi análise documental, que teve como corpus 28 cadernos de discentes. As análises dos cadernos revelaram que o ensino proposto para a aprendizagem das atividades de leitura vem sendo pautado por textos de trechos literários que tiveram como exigências recorrentes dar respostas a questões encerradas no próprio texto. Notamos também que as atividades envolviam exercícios que apenas solicitavam aos discentes a identificar informações do texto. A segunda maior recorrência nos cadernos escolares envolvia as atividades de leitura com as canções musicais infantis que evidenciavam uma organização metodológica que tem como ponto de partida o texto, mas tem como ponto de chegada à palavra ou as sílabas e letras. Os cadernos dão indícios que as atividades de leitura de textos na alfabetização, nos municípios pesquisados (Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Linhares, Mimoso do Sul, Montanha, São Roque do Canaã, Santa Maria de Jetibá, Serra, Vila Velha e Vitória), vêm sendo compreendida como um processo de tarefa de identificar e extrair informações textuais.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10841
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_12833_final .pdf2.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.