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Título: A constituição dos saberes nos cursos de graduação em administração nas Universidades Federais dos Estados do Espírito Santo, do Rio de Janeiro e de São Paulo
Autor(es): Bolzan, Rosiane da Silva Viana
Orientador: Souza, Susane Petinelli
Data do documento: 9-Ago-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a constituição dos saberes na formação em Administração nos cursos de graduação das universidades federais do Estado do Espírito Santo, do Estado do Rio de Janeiro e do Estado de São Paulo. Na tentativa de responder a este objetivo, foi realizada uma investigação nos perfis do curso e analisados os saberes e os sujeitos administrador. A abordagem metodológica escolhida para este estudo foi a da Análise Histórica por meio da técnica de análise documental. A produção dos dados foi feita mediante a análise de um conjunto de 08 (oito) projetos pedagógicos. Os dados extraídos foram contemplam nos seguintes subtópicos: perfil das DCNs, perfil adaptativo, foco em formar profissionais competentes, metodologias de ensino, conhecimentos obrigatórios à formação em administração, a questão da produção de um perfil de administrador e o formalismo no ensino em administração. A pesquisa proporcionou um entendimento de que os saberes prescritos em projetos pedagógicos dos cursos de Graduação em Administração são constituídos com base em um conhecimento inflexível, que impõem um modo de ser administrador; que o ensino ofertado aos alunos é incompatível com os diferentes espaços que o administrador pode ocupar; que os responsáveis pela elaboração dos projetos pedagógicos são conduzidos acriticamente pelo foco em desenvolver competências, que os deixam incapazes de perceber que garantir competências profissionais implica em compreender os condicionantes que formam cada aluno. Verificou-se também a necessidade de um conhecimento mais abrangente que possibilite tomada de decisões éticas e responsáveis, já que os alunos são reféns de um conhecimento restrito, que o impede de enxergar as influências de suas ações no processo decisório.
This research had as objective to analyze the constitution of the knowledge in the training in Administration in the undergraduate courses of the federal universities of the State of Espírito Santo, the State of Rio de Janeiro and the State of São Paulo. In an attempt to respond to this objective, an investigation was carried out in the profiles of the course and analyzed the knowledge and the subjects administrator. The methodological approach chosen for this study was that of Historical Analysis through the technique of documentary analysis. The production of the data was done through the analysis of a set of 08 (eight) pedagogical projects. The data extracted were included in the following subtopics: profile of NCDs, adaptive profile, focus on training competent professionals, teaching methodologies, mandatory knowledge of management training, the question of producing an administrator profile and formalism in management teaching. The research provided an understanding that the knowledge prescribed in pedagogical projects of the courses of Graduation in Administration are constituted on the basis of an inflexible knowledge, that imposes a way of being administrator; that the teaching offered to the students is incompatible with the different spaces that the administrator can occupy; that those responsible for the development of pedagogical projects are driven uncritically by the focus on developing competencies, which leave them unable to perceive that guaranteeing professional skills implies understanding the conditioning factors that make up each student. There was also a need for a more comprehensive knowledge that makes possible ethical and responsible decision making, since students are hostages of restricted knowledge, which prevents them from seeing the influences of their actions in the decision-making process.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10864
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