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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Marcos Paulo Valadares de-
dc.date.accessioned2019-03-11T12:55:16Z-
dc.date.available2019-03-11-
dc.date.available2019-03-11T12:55:16Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/10865-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.subjectVantagem Colaborativa.por
dc.subjectBusiness Analytics.por
dc.subjectAliança Organizacional.por
dc.subjectGerenciamento de Custos de Transação.por
dc.titleO impacto do businesss analytics na continuidade das alianças organizacionais: uma análise dessa relação por meio da mediação do gerenciamento dos custos de transaçãopor
dc.typemasterThesisen
dc.subject.udc65-
dc.subject.br-rjbnAnalistas de negócios.por
dc.subject.br-rjbnCustos de transação.por
dcterms.abstractA conjuntura atual impõe às organizações grandes desafios para se manterem competitivas e obterem diferenciação frente a seus concorrentes. Nesta perspectiva a formação de alianças organizacionais se torna uma alternativa para unir ativos, buscar o desenvolvimento de tecnologias e a otimização de processos. Este relacionamento entre organizações, entretanto, incorre em custos de transação que influenciam diretamente a decisão de iniciar e manter essa relação. Assim, a diminuição desses custos, por meio de seu gerenciamento, é uma meta a ser perseguida pelas organizações envolvidas. Supõe-se que o uso de Business Analytics -BA gera vantagem colaborativa na aliança firmada por meio do gerenciamento dos custos de transação, destaca-se nessa relação a comunicação e informação colaborativas como fatores críticos. Nesse sentido, o objetivo foi verificar a existência da mediação de gerenciamento dos custos de transação- GCT na relação entre BA e vantagem colaborativa - VC. O estudo desenvolvido é de caráter conclusivo, possibilitando verificar empiricamente a relação entre os fatores analisados. Tal iniciativa serve de base para o desenvolvimento de outras pesquisas que visem aprofundar esta relação, além de se constituir numa tentativa de contribuição para o campo em formação de BA. Colaborando para uma reflexão dos fatores críticos de sucesso das alianças organizacionais para além da difundida vantagem competitiva. Ademais, a partir do modelo proposto é possível revisitar a Teoria dos Custos de Transação, ao inserir o elemento Processamento de Informação, o qual é indissociável do atual contexto organizacional, mas que na época da constituição da referida teoria não era uma realidade. A fim de atingir o objetivo proposto, um questionário online foi aplicado, obtendo-se 132 respostas. Após a coleta, os dados foram analisados por meio da técnica da analise confirmatória de dados por meio do software SmartPLS® 3 e o teste de hipóteses por meio do algoritmo PROCESS (modelo estrutural nº 4 e modelo estrutural nº 1) do software Statistical package for the social sciences (SPSS). Os resultados apontam que CGT medeia relação de BA e VC. De modo geral, o modelo testado foi capaz de explicar 34,40% da variação em CGT e 69,30% da variação em CGT.por
dcterms.abstractThe current situation imposes on organizations great challenges to remain competitive and differentiate from their competitors. In this perspective the formation of organizational alliances becomes an alternative to unite assets, seek the development of technologies and the optimization of processes. This relationship between organizations, however, incurs transaction costs that directly influence the decision to initiate and maintain this relationship. Thus, the reduction of these costs, through its management, is a goal to be pursued by the organizations involved. It is assumed that the use of Business Analytics -BA generates collaborative advantage in the alliance established through the management of the transaction costs, stands out in this relation the collaborative communication and information as critical factors. In this sense, the main objective was to verify the nature of the management of transaction costs management - GCT in the relationship between BA and collaborative advantage - VC. The study was of a conclusive nature, enabling empirical verification of the relationship between the factors analyzed. This initiative serves as a basis for the development of other research aimed at deepening this relationship, as well as being an attempt to contribute to the field in BA formation. Collaborating to reflect on the critical success factors of organizational alliances beyond the widespread competitive advantage. Furthermore, from the proposed model it is possible to revisit the Transaction Costs Theory by inserting the element Information Processing, which is inseparable from the current organizational context, but which was not a reality at the time of the constitution of this theory. In order to reach the proposed objective, an online questionnaire was applied, obtaining 132 responses. After the data collection, the data were analyzed through the technique of confirmatory data analysis using the software SmartPLS® 3 and the hypothesis test using the PROCESS algorithm (structural model nº 4 and structural model nº 1) of the software Statistical package for the social sciences (SPSS). The results indicate that CGT mediates the relationship between BA and VC. In general, the model tested was able to explain 34.40% of the variation in CGT and 69.30% of the variation in CGT.eng
dcterms.creatorMilhomem, Letícia de Sousa-
dcterms.formattextpor
dcterms.issued2018-09-26-
dcterms.languageporpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqAdministração-
dc.publisher.courseMestrado em Administraçãopor
dc.contributor.refereeLadeira, Marcelo Bronzo-
dc.contributor.refereeZanquetto Filho, Hélio-
dc.contributor.advisor-coBrandão, Marcelo Moll-
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