Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10880
Título: Mulheres na Política: Myrthes Bevilácqua Corradi e Luzia Alves Toledo no Poder Legislativo - 1980 a 2018
Autor(es): LUNZ, L. S.
Orientador: NADER, M. B.
Palavras-chave: Participação Feminina
Trajetória Política
Espírito Santo
Data do documento: 20-Mar-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: LUNZ, L. S., Mulheres na Política: Myrthes Bevilácqua Corradi e Luzia Alves Toledo no Poder Legislativo - 1980 a 2018
Resumo: Nesta dissertação analisamos a participação política de Myrthes Bevilácqua Corradi no Congresso Nacional e de Luzia Alves Toledo, no Senado e na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, no período entre os anos de 1980 a 2018. Com tal pesquisa, procuramos reconstruir a trajetória política dessas mulheres e suas contribuições em um campo de atuação predominantemente caracterizado pelo poder masculino. Ao mesmo tempo, pretendemos desconstruir a ideia, durante o período estudado, de que caberia à mulher o papel social reservado ao campo privado, compreendendo, assim, as identidades sociais construídas sob a ótica patriarcal. Assim sendo, resgatamos a história da participação feminina na política e investigamos de que forma a participação e a atuação delas representaram os interesses sociais das mulheres, descrevendo sobre quais foram as circunstâncias que dificultaram a inserção e o desempenho de mulheres na política institucionalizada no Brasil, tendo como foco principal o caso do Estado do Espírito Santo. O exercício desse resgate teve como suporte metodológico principal a História Oral, através de entrevistas e leituras das proposições. Deste modo, articulamos a análise aos debates contemporâneos sobre a participação política, de um lado, e de história de mulheres, feminismo e relações de gênero, de outro.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10880
Aparece nas coleções:PPGHIS - Dissertações de mestrado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.