Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10885
Título: O Turismo Litorâneo nas Cidades de Vitória, Espírito Santo, Brasile Bahia de Banderas, Nayarit, México
Autor(es): DELGADO, A. T. L.
Orientador: FREIRE, A. L. O.
Palavras-chave: Turismo Litorâneo- Geografia e Turismo - Destinos Turísticos
Data do documento: 2-Mai-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: DELGADO, A. T. L., O Turismo Litorâneo nas Cidades de Vitória, Espírito Santo, Brasile Bahia de Banderas, Nayarit, México
Resumo: Esta dissertação estuda o aproveitamento e o desenvolvimento dos espaços litorâneos no âmbito do turismo, assim como suas diferentes características na sociedade, na economia, no meio ambiente e no governo das cidades costeiras de Vitória, no estado do Espírito Santo, Brasil, e de Bahia de Banderas, no estado de Nayarit, México. O trabalho apresenta nos primeiros capítulos as abordagens geográficas sobre o turismo enquanto fenômeno, históricos e aproximações entre essas duas ciências, como partes da elaboração de um estudo descritivo e analítico. Estuda-se, particularmente, o conceito de espaço litorâneo a partir da visão geográfica com aportes de diferentes autores da Geografia e do Turismo. São apresentados na pesquisa o desenvolvimento e a obtenção dos dados de cada um dos espaços litorâneos de Bahia de Banderas e Vitória, mostrando sua localização e particularidades desde o âmbito Turístico-Geográfico. Este trabalho é complementado com dados das fontes governamentais e civis, locais, nacionais e internacionais que têm relação com a atividade turística de cada espaço litorâneo/praiano. Uma vez analisados, cada espaço apresenta o resultado da realização do estudo descritivo desses dois espaços litorâneos, sendo método principal o modelo dos Ciclos de Vida dos Destinos Turísticos CVDT, de Richard Butler, o qual permitiu revelar as variantes positivas e negativas entre esses dois espaços costeiros urbanos como destino turístico, além de entender a situação atual em que se encontram, assim como a estrutura geral que permite sua variação.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10885
Aparece nas coleções:PPGGEO - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_12060_Dissertação completa.pdf7.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.