Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10896
Título: AVALIAÇÃO dos Efeitos Construtivos e Interação Solo-estrutura na Estabilidade Global de Edifícios
Autor(es): MARQUES, O. C.
Orientador: ALVES, E. C.
Coorientador: FEITOSA, L. A.
Palavras-chave: estabilidade global
gama z
efeito construtivo
interação s
Data do documento: 17-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MARQUES, O. C., AVALIAÇÃO dos Efeitos Construtivos e Interação Solo-estrutura na Estabilidade Global de Edifícios
Resumo: Uma vez que a gama de fatores que podem influenciar na estabilidade global de um edifício é grande, as normas brasileiras e os programas computacionais comerciais tornam-se mais complexos, assim como os métodos de análise e dimensionamento. O efeito construtivo busca aproximar da realidade a estrutura de um edifício no decorrer das obras em relação ao cálculo do projetista, levando em conta todas as etapas de construção no dimensionamento. Assim, o efeito construtivo considerará não apenas os carregamentos referentes ao peso próprio, mas também todos aqueles inerentes ao processo de construção de edifícios. Já a interação solo-estrutura procura otimizar a previsão dos recalques diferenciais, uma vez que considera a superestrutura e a fundação trabalhando juntas, mas considera a edificação completa e não por partes. Com o intuito de analisar efeitos que possam influenciar na estabilidade global do edifício, este trabalho busca entender a influência dos efeitos construtivos e da interação solo-estrutura, por meio do software CAD/TQS. Foi realizada uma análise não só com o parâmetro z, mas também com o parâmetro α, deslocamentos máximos da edificação, e os valores fornecidos pelo CAD/TQS do FAVt. Para complementar a análise, foram avaliadas as cargas nas fundações e os recalques sofridos pelas mesmas. Também foi analisada uma planta simétrica e uma não simétrica. Para isso, os modelos foram processados a luz do cálculo usual do método z, com variações de critérios fornecidos pelo próprio software. Os resultados mostraram que o efeito construtivo usado unicamente não apresenta resultados relevantes. Para interação solo-estrutura, as variações são mais visíveis. O caso ideal, unindo o efeito incremental e a interação solo-estrutura, fornece resultados de acordo com a literatura e apresenta os maiores valores, mostrando, assim, a importância das ferramentas.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10896
Aparece nas coleções:PPGEC - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_12757_DISSERTAÇÃO - OLIVIA MARQUES.pdf3.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.