Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10927
Título: DINÂMICA DOS RESERVATÓRIOS DE CARBONO DE TRÊS MORFOTIPOS DE Paubrasilia echinata Lam. EM SOL E SOMBRA
Autor(es): MARTINS, C. A. P.
Orientador: CUZZUOL, G. R. F.
Data do documento: 20-Fev-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MARTINS, C. A. P., DINÂMICA DOS RESERVATÓRIOS DE CARBONO DE TRÊS MORFOTIPOS DE Paubrasilia echinata Lam. EM SOL E SOMBRA
Resumo: Diante da necessidade de aumentar o conhecimento sobre as melhores condições para o reflorestamento com espécies nativas e sobre a qualidade da madeira utilizada na confecção de arcos de violino, este trabalho teve como objetivo, avaliar a fotossíntese e o tamanho dos reservatórios de Carbono de três morfotipos de Paubrasilia echinata Lam. na fase juvenil e adulta, sob elevada e baixa irradiância. Dois experimentos foram realizados: O primeiro analisou dados fotossintéticos e composição da parede celular de plantas juvenis de Pau-brasil, expostas a duas condições de luz artificialmente, em casa de vegetação da UFES, em Vitória ES; No segundo experimento, plantas adultas de Pau-brasil, plantadas em sombreamento natural e a pleno sol, na área experimental do Instituto Marco Raposo Bows, em Domingos Martins ES foram coletadas para analise da composição da parede celular e do acúmulo dos carboidratos não estruturais, após serem realizadas as medidas de fotossíntese. Os dados de Assimilação de CO2, condutância estomática, transpiração e eficiência de uso da agua, evidenciaram em ambos os experimentos, um melhor desempenho fotossintético do morfotipo pequeno em sombreamento e dos morfotipos médio e grande a pleno sol. No segundo experimento, destacaram-se os maiores teores de lignina na parede celular dos caules e folhas dos três morfotipos quando a pleno sol e ainda uma possível correlação positiva entre o acumulo de sacarose e hemiceluloses. Esses resultados são de grande importância para o melhor entendimento de como é o comportamento ecofisiológico do Pau-brasil, visando sua preservação, utilização no reflorestamento e o sucesso da indústria manufatureira de violinos.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10927
Aparece nas coleções:PPGBV - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_12923_Resumo.CarlosAugustoPagottoMartins.PPGBV.pdf288.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.