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Título: A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO ERRO NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NUMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA
Autor(es): CARRIJO, A. R. D.
Orientador: MENDES, A. N. F.
Data do documento: 25-Fev-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: CARRIJO, A. R. D., A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO ERRO NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NUMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA
Resumo: Tradicionalmente nas escolas, o erro tem sido fonte de condenação, castigo e punição, fato que pode ser traduzido como ignorância a respeito do caráter interpretativo dos processos de desenvolvimento da inteligência do aluno e dos seus níveis de estruturação. Contudo, sob a perspectiva construtivista piagetiana, o erro, no cenário educativo, é transformado em um valioso instrumento pedagógico para a compreensão da aprendizagem dos alunos, usado para indicar o estágio em que o aluno se encontra e, consequentemente, possibilitar a tomada de decisões para as atividades subsequentes. No intuito de ressignificar o erro construtivo no ensino de Química, elaborou-se um estudo sobre o erro cometido pelo aluno durante o processo de construção de conhecimentos em Química Orgânica. Nessa perspectiva, destaca-se a importância dos educadores assumirem em seu cotidiano a conduta de observar e tornar os erros observáveis pelo próprio aluno, não pelo simples apontamento, mas através de um trabalho de direcionamento e encorajamento das tentativas dos alunos em busca de uma legítima reflexão, e consequente regulação do que fora construído, para que esse aluno alcance níveis de desenvolvimentos cada vez maiores de inteligência. Palavras-chave: Erro. Construtivismo. Ensino de Química. Química Orgânica.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10933
Aparece nas coleções:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

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